keyboard_backspace

Página Inicial

Notícias Corporativas

Especialista dá dicas de como preparar mesa posta para receber convidado

As regras de etiqueta são usadas em eventos e para recepcionar convidados com requinte e sofisticação. Essa padronização tem origem francesa, na corte de Luís XIV, mas há quem diga que ela já vinha sendo […]

As regras de etiqueta são usadas em eventos e para recepcionar convidados com requinte e sofisticação. Essa padronização tem origem francesa, na corte de Luís XIV, mas há quem diga que ela já vinha sendo aplicada há muitos séculos, pelos egípcios e pelo Império Romano, com o intuito de diferenciar os nobres do restante da sociedade.

Mas, o que significa etiqueta à mesa? Certamente não se restringe apenas ao uso adequado dos talheres. A mesa posta é quando todos os utensílios são montados para uma refeição, como pratos, talheres, copos e adornos de uma maneira organizada e estética. A principal função é deixar o ambiente agradável e bonito para receber convidados. A importância da apresentação, desde a escolha de louça, talheres, decoração, faz toda a diferença na experiência de bem receber.

“A mesa posta enriquece momentos especiais, como jantares ou almoços comemorativos, mas também pode ser utilizada no cotidiano, deixando refeições mais convidativas e requintadas”, explica a Chef Nutri Mariane Coelho.

Mariane Coelho ainda ressalta que, mais do que “fazer bonito para as visitas”, as regras de disposição de talheres, pratos e copos também servem para trazer facilidade na hora das refeições. Quando chega o momento de arrumar a mesa, onde deve ficar a faca? O guardanapo? E os copos?

“A posição de cada item não é aleatória. Os objetos são colocados de fora para dentro, na ordem em que serão usados; o que está mais externo deverá ser usado primeiro”, afirma.

Reginaldo Anderson Tortorelli, especialista em decoração da On Decor Valinhos, empresa de decoração, explica que o movimento de pessoas, decoradores e design em busca de itens para decoração de mesa tem aumentado muito nos últimos meses. “Este movimento comprova esta tendência por decorar as mesas para receber as visitas”, conta ele.

A chef Mariane Coelho dá dicas de como deixar tudo organizado e o que não pode faltar.

Louça

Não existe refeição sem louça. Esse é o caso dos pratos rasos, dos fundos, dos de sobremesa e, inclusive, aqueles exclusivos para sopa, chamado de “mesa posta”. Louças bonitas para montar uma “mesa de recepção” devem ser consideradas, em formato jogo combinado ou algo despojado, misturando cores e estampas.

Talheres

Inicialmente, é possível montar um conjunto simples, composto por facas, garfos e colheres. Sempre invista nos modelos principais, assim como aqueles específicos de sobremesa.

Toalha de mesa

Ainda que simples, elas ajudam a adicionar um toque de personalidade no espaço, além de serem excelentes para proteger o móvel contra arranhões ou a camuflar falhas ou imperfeições. Jogos americanos, atualmente, são bastantes utilizados em substituição as toalhas de mesa.

Taças, copos e xícaras

Os copos precisam ser utilizados para sucos. Já as taças são ótimas para água, vinho e drinques diversos. Para garantir requinte, as opções transparentes de cristal não podem faltar.

Guardanapos e porta-guardanapos

Os guardanapos carregam uma proposta funcional e devem ser usados, de preferência, em tecido.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Notícias Corporativas

Um quarto das cidades ainda não conta com iniciativas de coleta seletiva

Cerca de 1400 municípios ainda não apresentam nenhuma iniciativa de coleta seletiva, isso representa 1 em cada 4 cidades brasileiras. Os dados inéditos são da última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, publicação de referência […]

Notícias Corporativas

Gartner indica queda de 12,6% do mercado de PCs no segundo trimestre de 2022

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, destaca que as remessas mundiais de PCs totalizaram 72 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022, número que representa uma queda de 12,6% em relação […]

Notícias Corporativas

Mais de 40% dos adultos brasileiros possuem conta em bancos digitais

Os serviços financeiros digitais têm atraído cada vez mais brasileiros. Pesquisa global da Finder, consultoria em investimentos, mostrou que 42,7% dos adultos do país já possuem uma conta em banco digital. O número é 10,7% […]

Notícias Corporativas

Microfranquias crescem e ganham espaço no país

As microfranquias, modelo de baixo custo com investimento inicial de até R$ 105 mil, têm conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros. É o que mostra o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising […]

Notícias Corporativas

Abes: setor de TI deve crescer 14% no Brasil em 2022

Apesar de preocupantes, elementos como a inflação e a questão de este ser um ano eleitoral não devem representar um entrave para os investimentos em TI (Tecnologia da informação) no país. Segundo o estudo “Mercado […]

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica