keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Escola de cães-guias de BC precisa de famílias socializadoras e doações

Instituto Hellen Keller completou 22 anos de atuação em Balneário Camboriú e já formou inúmeros cães-guias

caes sss Visor Notícias
Foto: Junior Lara/Visor Notícias

O Instituto Hellen Keller completou 22 anos de atuação em Balneário Camboriú. Esses animais tornaram-se os olhos de quem não pode ver. O trabalho da escola é totalmente voluntário e depende muito de ajuda, principalmente de famílias para serem socializadoras. Reconhecida pelo trabalho social que desenvolve há anos, o local treina cães-guias e disponibiliza os animais para as pessoas com deficiência visual.

O Instituto é a primeira Escola de Cães Guias do Brasil e ainda se tornou referência para muitas outras que surgiram após o início desse trabalho em Balneário Camboriú. E nesses anos de trabalho, muitas vidas já foram transformadas. Uma delas é a do Marcos Hoshl, um morador de Camboriú, que tem uma história de superação surpreendente. 

Há dois anos, Marcos levou um tiro de bala perdida em Camboriú. Ele perdeu a visão total e desde então, foram dias de muitas batalhas até encontrar sua grande parceira e amiga, a Dubai. “Eu perdi a visão e no momento foi um baque, uma tragédia. Depois de um tempo meu médico me liberou para fazer atividades, então quando voltei eu tive o suporte por um tempo de uma bengala. Conheci o Instituto e resolvi fazer o cadastro para ter um cão-guia. Fui abençoado e estou hoje sendo guiado pela Dubai que me deu muita autonomia e ajudou na inclusão social”, comenta.

Mas, até chegar na fase de receber a cachorrinha Dubai, que já está com o Marcos, sendo os seus olhos no dia a dia, os processos dos cães do Instituto envolvem várias etapas. Todos os cães formados pela Escola de Cães Guias Helen Keller, são provenientes de um programa genético, onde os reprodutores foram selecionados seguindo padrões internacionais de acordo com a Federação Internacional de Cães Guias, desta forma somente os filhotes nascidos na ECG-HK participam do programa de formação do cão-guia.

Os filhotes nascidos na maternidade na Helen Keller, como essa ninhada que tem 36 dias e vida, terão experiências diversificadas dentro centro de treinamento, uma delas é a desensibilização, com massagens na coluna e nas patas. E a partir dos 60 dias de vida, eles são encaminhados a voluntários socializadores, que serão responsáveis por apresentar atividades do cotidiano com orientações da equipe da Helen Keller, até os 15 meses de vida do filhote. Completando essa idade o cão retorna para a Helen Keller, para participar dos treinos para formação como cão-guia. Quando formado a Helen Keller buscará um cliente, para formar uma dupla de acordo com o perfil do cão-guia e do cliente.

“As pessoas que tem interesse em receber gratuitamente esse cão preenchem um formulário se candidatam no instituto e analisamos e buscamos a compatibilidade através do trabalho dos instrutores. Fizemos uma adaptação de um mês, onde quem vai receber o cão se hospeda na escola por um mês. O objetivo é gerar vínculo, conexão e aprender a ter o cão, que passa a ser um companheiro e amigo”, comenta Elis Busanello, diretora do Instituto.

 Esse trabalho só é possível através da ajuda de empresas, do setor privado, doações da comunidade. O local conta com uma rede de apoio de pessoas que se sensibilizam com a causa. E unindo as ações desenvolvidas, o amor, e principalmente responsabilidade e transparência, que o Instituto ganha destaque pelo trabalho diferenciado. Mas, para que isso aconteça, as doações precisam continuar. Outro pedido é para que novas famílias socializadoras surjam para ajudar nessa corrente do bem.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Mais notícias