keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Epagri oferece oficina online e gratuita sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

X

Já pensou em colocar ora-pro-nóbis, hibisco, aroeira, erva-baleeira, moringa, língua-de-vaca, azedinha, picão-preto e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no prato? Basta saber identificar e usar essas plantas para aproveitar todo o sabor e os benefícios nutricionais que elas oferecem. É sobre essas plantas que a Epagri realiza um curso online e gratuito no dia 22 de julho, às 14h. A capacitação é aberta a agricultores, pescadores, maricultores, técnicos e interessados no tema.

Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha. “Falaremos sobre plantas e partes de plantas não convencionais disponíveis em Santa Catarina e outros locais nesta época do ano”, explica uma das palestrantes Cristina Ramos Callegari, extensionista social e nutricionista da Epagri. Os outros palestrantes serão Altamiro Morais Matos Filho, extensionista rural e engenheiro-agrônomo, e Cassandra Pulceno, extensionista social e fisioterapeuta, ambos da Epagri.  

Estímulo à produção e ao consumo

O curso faz parte do Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de PANC, desenvolvido em Florianópolis. Além das capacitações, o projeto envolve uma série de outras ações de extensão rural com o objetivo de estudar e divulgar os benefícios dessas plantas. A iniciativa busca resgatar e popularizar o consumo e a produção. Em 2019, foram realizadas oito oficinas no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis (Cetre) e outras em municípios como Gravatal e Garopaba. “Neste ano, realizamos uma oficina online com os participantes de Florianópolis e agora teremos esta edição estadual”, conta a extensionista Cristina.

Reforço nutricional

As PANC podem ser aliadas de uma boa alimentação. “Os estudos são recentes e evidenciam um grande potencial em termos de nutrientes e compostos bioativos. A intenção é estimular a diversificação da alimentação incluindo alimentos disponíveis ao nosso redor para promover saúde”, diz Cristina.

Segundo a nutricionista, algumas PANC que ajudam a reforçar a imunidade são: almeirão de árvore (Lactuca canadensis L.), azedinha (Rumex acetosa L.), beldroega (Portulaca oleracea L.), bertalha (Basella alba L./Basella rubra L.), ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), picão-preto (Bidens pilosa L.) e taioba (Xanthosama taioba). Clique aqui para conhecer algumas receitas com PANC.

Como participar da oficina

A oficina será transmitida neste link. Para obter certificado, é preciso se inscrever enviando mensagem para o e-mail (martacorreia@epagri.sc.gov.br) ou para o celular (48) 99912 3633 e registrar presença no formulário que será disponibilizado durante o curso.

Cidades

SC registra pior índice de isolamento social desde março

Santa Catarina registrou um índice de isolamento social de 31,3%

Cidades

Criança de 5 anos fica gravemente ferida após carro capotar na BR-101

Um veículo Citröen Picasso capotou na rodovia federal após colidir em uma barreira

Cidades

Duas vítimas de acidente na BR-470 eram primos

Segundo informações, o Pálio onde as vítimas estavam perdeu o controle, rodou na pista e bateu na lateral direita na parte frontal da Van, que seguia viagem no sentido oposto

Cidades

Acidente na BR-470 deixa 3 mortos e 19 feridos

As vítimas foram uma mulher do carro e dois homens. Uma segunda mulher, ejetada do veículo, foi conduzida ao Hospital Santo Antônio

Cidades

Governo de SC lança ‘Balanço Cidadão’ com informações das contas públicas

Contas do Governo Estadual de 2019 foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado

Mais notícias