Página Inicial
CidadesEpagri oferece oficina online e gratuita sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais
Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha

Já pensou em colocar ora-pro-nóbis, hibisco, aroeira, erva-baleeira, moringa, língua-de-vaca, azedinha, picão-preto e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no prato? Basta saber identificar e usar essas plantas para aproveitar todo o sabor e os benefícios nutricionais que elas oferecem. É sobre essas plantas que a Epagri realiza um curso online e gratuito no dia 22 de julho, às 14h. A capacitação é aberta a agricultores, pescadores, maricultores, técnicos e interessados no tema.
Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha. “Falaremos sobre plantas e partes de plantas não convencionais disponíveis em Santa Catarina e outros locais nesta época do ano”, explica uma das palestrantes Cristina Ramos Callegari, extensionista social e nutricionista da Epagri. Os outros palestrantes serão Altamiro Morais Matos Filho, extensionista rural e engenheiro-agrônomo, e Cassandra Pulceno, extensionista social e fisioterapeuta, ambos da Epagri.
Estímulo à produção e ao consumo
O curso faz parte do Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de PANC, desenvolvido em Florianópolis. Além das capacitações, o projeto envolve uma série de outras ações de extensão rural com o objetivo de estudar e divulgar os benefícios dessas plantas. A iniciativa busca resgatar e popularizar o consumo e a produção. Em 2019, foram realizadas oito oficinas no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis (Cetre) e outras em municípios como Gravatal e Garopaba. “Neste ano, realizamos uma oficina online com os participantes de Florianópolis e agora teremos esta edição estadual”, conta a extensionista Cristina.
Reforço nutricional
As PANC podem ser aliadas de uma boa alimentação. “Os estudos são recentes e evidenciam um grande potencial em termos de nutrientes e compostos bioativos. A intenção é estimular a diversificação da alimentação incluindo alimentos disponíveis ao nosso redor para promover saúde”, diz Cristina.
Segundo a nutricionista, algumas PANC que ajudam a reforçar a imunidade são: almeirão de árvore (Lactuca canadensis L.), azedinha (Rumex acetosa L.), beldroega (Portulaca oleracea L.), bertalha (Basella alba L./Basella rubra L.), ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), picão-preto (Bidens pilosa L.) e taioba (Xanthosama taioba). Clique aqui para conhecer algumas receitas com PANC.
Como participar da oficina
A oficina será transmitida neste link. Para obter certificado, é preciso se inscrever enviando mensagem para o e-mail (martacorreia@epagri.sc.gov.br) ou para o celular (48) 99912 3633 e registrar presença no formulário que será disponibilizado durante o curso.
Notícias Relacionadas
Presidente da Câmara de Itapema visita Abrigo Municipal de animais
Alexandre Xepa recebeu o vereador de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner, para uma visita técnica ao local que hoje abriga quase 50 animais prontos para adoção
Defesa Civil reforça alerta de chuva forte e persistente com risco de alagamentos e deslizamentos em SC
Alerta vale desta terça-feira (19) até quinta-feira (21) para o Litoral e Vale do Itajaí
Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano
A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano
FAACI vai realizar oficinas do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre
Inscrições devem ser feitas por telefone com Matheus Morganti Baldim (048) 99123-3132
Funcionário que recusar vacina contra o coronavírus pode ser demitido por justa causa, diz especialista
Num cenário em que o Poder Público imponha medidas restritivas para incentivar a vacinação contra a Covid-19, caso uma empresa adquira doses para proteger a equipe e um funcionário recuse a imunização, a situação pode […]
Mais notícias
-
Penha reduz índice de perdas de água tratada para 28,2%
-
Camboriú reduz índice de perdas de água tratada para apenas 26%
-
Águas de Bombinhas intensifica fiscalizações na rede de esgoto
-
VÍDEO: Jovem que anda de calcinha pelas ruas tem problemas mentais e família pede ajuda
-
Porto Belo solicita mais efetivos para a Polícia Militar
-
VÍDEO: Avião que transportava vacinas entre em rota de colisão com Boeing em Curitiba