keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Epagri oferece oficina online e gratuita sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha

X

Já pensou em colocar ora-pro-nóbis, hibisco, aroeira, erva-baleeira, moringa, língua-de-vaca, azedinha, picão-preto e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no prato? Basta saber identificar e usar essas plantas para aproveitar todo o sabor e os benefícios nutricionais que elas oferecem. É sobre essas plantas que a Epagri realiza um curso online e gratuito no dia 22 de julho, às 14h. A capacitação é aberta a agricultores, pescadores, maricultores, técnicos e interessados no tema.

Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha. “Falaremos sobre plantas e partes de plantas não convencionais disponíveis em Santa Catarina e outros locais nesta época do ano”, explica uma das palestrantes Cristina Ramos Callegari, extensionista social e nutricionista da Epagri. Os outros palestrantes serão Altamiro Morais Matos Filho, extensionista rural e engenheiro-agrônomo, e Cassandra Pulceno, extensionista social e fisioterapeuta, ambos da Epagri.  

Estímulo à produção e ao consumo

O curso faz parte do Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de PANC, desenvolvido em Florianópolis. Além das capacitações, o projeto envolve uma série de outras ações de extensão rural com o objetivo de estudar e divulgar os benefícios dessas plantas. A iniciativa busca resgatar e popularizar o consumo e a produção. Em 2019, foram realizadas oito oficinas no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis (Cetre) e outras em municípios como Gravatal e Garopaba. “Neste ano, realizamos uma oficina online com os participantes de Florianópolis e agora teremos esta edição estadual”, conta a extensionista Cristina.

Reforço nutricional

As PANC podem ser aliadas de uma boa alimentação. “Os estudos são recentes e evidenciam um grande potencial em termos de nutrientes e compostos bioativos. A intenção é estimular a diversificação da alimentação incluindo alimentos disponíveis ao nosso redor para promover saúde”, diz Cristina.

Segundo a nutricionista, algumas PANC que ajudam a reforçar a imunidade são: almeirão de árvore (Lactuca canadensis L.), azedinha (Rumex acetosa L.), beldroega (Portulaca oleracea L.), bertalha (Basella alba L./Basella rubra L.), ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), picão-preto (Bidens pilosa L.) e taioba (Xanthosama taioba). Clique aqui para conhecer algumas receitas com PANC.

Como participar da oficina

A oficina será transmitida neste link. Para obter certificado, é preciso se inscrever enviando mensagem para o e-mail (martacorreia@epagri.sc.gov.br) ou para o celular (48) 99912 3633 e registrar presença no formulário que será disponibilizado durante o curso.

Cidades

Presidente da Câmara de Itapema visita Abrigo Municipal de animais

Alexandre Xepa recebeu o vereador de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner, para uma visita técnica ao local que hoje abriga quase 50 animais prontos para adoção

Cidades

Defesa Civil reforça alerta de chuva forte e persistente com risco de alagamentos e deslizamentos em SC

Alerta vale desta terça-feira (19) até quinta-feira (21) para o Litoral e Vale do Itajaí

Cidades

Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano

A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano

Cidades

FAACI vai realizar oficinas do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre

Inscrições devem ser feitas por telefone com Matheus Morganti Baldim (048) 99123-3132

Cidades

Funcionário que recusar vacina contra o coronavírus pode ser demitido por justa causa, diz especialista

Num cenário em que o Poder Público imponha medidas restritivas para incentivar a vacinação contra a Covid-19, caso uma empresa adquira doses para proteger a equipe e um funcionário recuse a imunização, a situação pode […]

Mais notícias