keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Epagri oferece oficina online e gratuita sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha

439d79039490d5ea90ea1687b86eee7c Visor Notícias

Já pensou em colocar ora-pro-nóbis, hibisco, aroeira, erva-baleeira, moringa, língua-de-vaca, azedinha, picão-preto e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no prato? Basta saber identificar e usar essas plantas para aproveitar todo o sabor e os benefícios nutricionais que elas oferecem. É sobre essas plantas que a Epagri realiza um curso online e gratuito no dia 22 de julho, às 14h. A capacitação é aberta a agricultores, pescadores, maricultores, técnicos e interessados no tema.

Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha. “Falaremos sobre plantas e partes de plantas não convencionais disponíveis em Santa Catarina e outros locais nesta época do ano”, explica uma das palestrantes Cristina Ramos Callegari, extensionista social e nutricionista da Epagri. Os outros palestrantes serão Altamiro Morais Matos Filho, extensionista rural e engenheiro-agrônomo, e Cassandra Pulceno, extensionista social e fisioterapeuta, ambos da Epagri.  

Estímulo à produção e ao consumo

O curso faz parte do Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de PANC, desenvolvido em Florianópolis. Além das capacitações, o projeto envolve uma série de outras ações de extensão rural com o objetivo de estudar e divulgar os benefícios dessas plantas. A iniciativa busca resgatar e popularizar o consumo e a produção. Em 2019, foram realizadas oito oficinas no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis (Cetre) e outras em municípios como Gravatal e Garopaba. “Neste ano, realizamos uma oficina online com os participantes de Florianópolis e agora teremos esta edição estadual”, conta a extensionista Cristina.

Reforço nutricional

As PANC podem ser aliadas de uma boa alimentação. “Os estudos são recentes e evidenciam um grande potencial em termos de nutrientes e compostos bioativos. A intenção é estimular a diversificação da alimentação incluindo alimentos disponíveis ao nosso redor para promover saúde”, diz Cristina.

Segundo a nutricionista, algumas PANC que ajudam a reforçar a imunidade são: almeirão de árvore (Lactuca canadensis L.), azedinha (Rumex acetosa L.), beldroega (Portulaca oleracea L.), bertalha (Basella alba L./Basella rubra L.), ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), picão-preto (Bidens pilosa L.) e taioba (Xanthosama taioba). Clique aqui para conhecer algumas receitas com PANC.

Como participar da oficina

A oficina será transmitida neste link. Para obter certificado, é preciso se inscrever enviando mensagem para o e-mail ([email protected]) ou para o celular (48) 99912 3633 e registrar presença no formulário que será disponibilizado durante o curso.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão