keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Epagri lança ‘Manual de produção da uva Goethe’ nesta quinta

O vinho da uva Goethe ganhou identidade própria nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado, e em 2011 transformou-se na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina

X
Foto: Aires Mariga/Epagri

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança nesta quinta-feira, 28, o Manual de produção da uva Goethe. Na obra, oito pesquisadores da empresa trazem diversas indicações tecnológicas para auxiliar técnicos e produtores, desde o planejamento e implantação do pomar à elaboração dos famosos vinhos. O lançamento da publicação será às 16 horas, na Estação Experimental de Urussanga, acompanhada por uma degustação de vinhos e espumantes Goethe. “Esse manual representa um grande auxílio na tomada de decisão de viticultores e técnicos na expansão e na renovação dos vinhedos desta uva tão especial para os catarinenses”, ressaltou o organizador da obra, Emílio Della Bruna. O vinho da uva Goethe ganhou identidade própria nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado, e em 2011 transformou-se na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina (IG). Os fatores climáticos e geográficos do território, somados às características culturais dos povoadores vindos do norte da Itália, onde os vinhos brancos aromáticos são tradicionais, formaram a tipicidade do vinho Goethe da região. O registro da IG abrange Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Nova Veneza, Içara, Treze de Maio e Orleans.

Segundo Della Bruna, nos Vales de Uva Goethe, onde se tem Indicação Geográfica, é necessário ter um padrão único de produção de uva e de vinho para garantir a qualidade aos consumidores. O manual é composto de 12 capítulos e contempla desde a história da criação do cultivar Goethe, o clima para produção, o solo, adubação, plantio, condução, as pragas e doenças, e ao final um capítulo dedicado a técnicas de vinificação. “É uma publicação que realmente vai dar a todos os produtores de uva um protocolo a seguir para ter uma uva de qualidade”, reforçou o pesquisador.

Primeira indicação geográfica de SC O vinho Goethe, com seu frescor e aroma diferenciado, traz as marcas da imigração italiana no sul de Santa Catarina, onde essa variedade se adaptou, mostrou-se produtiva e conquistou o paladar da população local e do restante do país, tornando-se um dos símbolos culturais da região. Esse saber-fazer dos imigrantes italianos naquela região catarinense, somado às características de clima, solo e relevo, rendeu a Santa Catarina a primeira Indicação Geográfica.

A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. As outras quatro IG de SC são da Banana da Região de Corupá, do Queijo Serrano, dos Vinhos de Altitude e do Mel de Melato da Bracatinga.

Por intermédio da Epagri, o Governo do Estado de Santa Catarina participou de todo o processo de conquista da IG. Hoje, a região é conhecida nacionalmente por seus vinhos e espumantes, o que vem alavancando ainda mais o turismo da região ano após ano. “A busca constante pelo aperfeiçoamento é primordial para o sucesso do setor. Com essa obra, reiteramos o apoio aos produtores da uva Goethe, atendendo mais uma de suas demandas”, afirmou a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.


Serviço:
O que: lançamento do livro “Manual de produção da uva Goethe”
Onde: Estação Experimental da Epagri em Urussanga, situada à Rodovia SC 108 – Km 353,1563 –  Bairro Estação,  Urussanga – SC
Quando: 28 de julho, às 16h
Como adquirir o livro: a obra está disponível para livre download no site da Epagri, clique aqui.

Mais informações e entrevistas: Emílio Della Bruna, organizador da obra, pelo telefone: (48) 98866-0500

Fonte: Visor Notícias

Economia

Gasolina mais barata do Brasil: Procon faz posto vender combustível a preço de custo em SC

Procon vai penalizar outros postos e obrigar estabelecimentos a vender gasolina por 24 horas a preço de custo

Economia

Gasolina e gás de cozinha aumentam de novo; Preço do botijão já chega há R$ 130

Mesmo sem a Petrobras aumentar o preço do produto nas suas refinarias, já soma alta de mais 5%

Economia

Setor de serviços cresce 17% em SC no acumulado do ano, aponta IBGE

O crescimento catarinense foi o quarto maior entre todos os estados. A média nacional ficou em 10,7%

Economia

Porto Belo tem 3ª melhor gestão em finanças de Santa Catarina

Índice avalia questões como autonomia, gasto com pessoal, capacidade de investir e investimentos em educação e saúde

Economia

PIB de Santa Catarina avança acima da média nacional e chega a 9%

Santa Catarina ocupa um das melhores posições de crescimento econômico no cenário nacional

Mais notícias

Famosos

Influencer Virgínia Fonseca anuncia pausa nas redes sociais após morte do pai

Influenciadora contou que está bastante abalada pela perda de Mário Serrão, de 72 anos

Tempo

Chuva de granizo é registrada na Serra em Santa Catarina

Neste domingo (19), moradores de Lages, na Serra Catarinense, registraram chuva de granizo. O fato ocorreu no bairro Sagrado Coração Jesus. A moradora Ieda Barroso, relatou que a chuva intensa foi de cerca de 15 […]