keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Epagri conclui mapeamento da área de arroz por imagens de satélite

A equipe utilizou imagens do satélite Sentinel-2, que tem a resolução espacial de 10m e pode captar imagens dos cultivos a cada cinco dias

14c245dd55c5e7ddab806018de59ad93 Visor Notícias

Levantamento realizado por imagens de satélite mostrou que Santa Catarina conta com 149.591 hectares de arroz irrigado, uma área 5,5 mil hectares maior em relação ao estimado anteriormente, que era 144 mil hectares. O mapeamento da cultura do arroz em Santa Catarina foi um trabalho liderado pela Epagri em parceria com especialistas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e finalizado recentemente.

Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz no Brasil. Em 2019, a cultura apresentou valor bruto da produção (VBP) de R$ 865 milhões para o Estado. Aproximadamente 30 mil catarinenses dependem economicamente desta atividade.

Segundo Kleber Trabaquini, pesquisador da Epagri e líder do projeto, na maioria das vezes os levantamentos de safra são feitos por entrevistas e declarações concedidas pelos próprios produtores a órgãos oficiais, como Conab e IBGE. “Através do uso dos dados orbitais, foi possível corrigir e atualizar estes números e ter um dado mais preciso”, descreve Kleber.

A equipe utilizou imagens do satélite Sentinel-2, que tem a resolução espacial de 10m e pode captar imagens dos cultivos a cada cinco dias. “Com estas imagens, pode-se acompanhar todo o ciclo agrícola”, explica o pesquisador.

“Além de dados mais exatos, temos agora a distribuição espacial da cultura, o que nos possibilita o acompanhamento em safras futuras, além de servir para embasar trabalhos científicos e acadêmicos, já que o dado é disponibilizado ao público”, comenta Kleber. A mesma técnica está sendo aplicada pela Epagri para levantamento de áreas de outras atividades agrícolas, como a produção de maçãs e cebolas, por exemplo.

Campeões

Os 149.591 hectares de arroz mapeados por imagens de satélite estão distribuídos por 11 regiões do Estado. A região de Araranguá, com 58.848 hectares cultivados, tem a maior concentração da cultura, representado 39% da área cultivada com o grão em Santa Catarina. Em seguida aparecem as regiões de Criciúma, Tubarão e Joinville, que juntas somam a mesma área da líder da lista. Rio do Sul, Itajaí, Blumenau, Tijucas, Florianópolis, Ituporanga e Tabuleiro completam, nesta ordem, o ranking das regiões arrozeiras do Estado.

Já na lista de de municípios, Turvo lidera em área plantada com 11.899 hectares, seguido de Meleiro e Forquilhinha, com 10.975 e 9.623 hectares respectivamente. O levantamento por satélite mostrou que dez municípios catarinenses concentram 50% dos cultivos de arroz do Estado, quase todos na região Sul: além dos três líderes da lista, aparecem Nova Veneza, Jacinto Machado, Araranguá, Tubarão e Praia Grande. Massaranduba e Guaramirim, no Norte do Estado, também aparecem na lista dos dez maiores produtores, nas posições 7 e 9, respectivamente.

O estudo mapeou 94 municípios em todo o Estado. Destes, 37 apresentam área arrozeira superior a 1 mil hectares. Em 12, a área é superior a 4 mil hectares.

O trabalho foi liderado pelo pesquisador do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), Kleber Trabaquini, que é doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os mestres em Geografia Valci Vieira e Éverton Vieira e o doutor em Solos, Denilson Dortzbach, todos das Epagri/Ciram, colaboraram com o estudo.

A pesquisa teve ainda a participação de três integrantes do Programa Jovem Aprendiz: Maria Eduarda Sezário, Leonardo Tomacheski Silva e Douglas Barros dos Santos. “O comprometimento dos jovens foi essencial para a conclusão do mapeamento”, ressalta Kléber.

O mapeamento pode ser baixado neste link do site da Epagri/Ciram.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Saúde

Confira quais cidades de SC mais vacinaram contra a gripe

Os índices de cobertura vacinal permanecem abaixo das expectativas

Segurança

Ciclista é socorrido por bombeiros após se perder em trilha de Florianópolis

A equipe de resgate desenvolveu um plano de ação e navegou até o local indicado