keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Epagri alerta para maré seca na costa catarinense

A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul.

A partir destatus quarta-feira, 23, até o dia 26 ocorrerá maré baixa (maré seca) na costa catarinense. A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul. Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa para o oceano aberto resultando na maré baixa.

No dia 12 de agosto a maré baixa assustou moradores e visitantes do litoral catarinense.  Em Porto Belo, no período da vazante da maré várias embarcações ficaram encalhadas. A cena logo foi parar na Internet despertando o interesse de outros pontos de Santa Catarina. Na época, a equipe do Visor Notícias conversou com a Oceanógrafa e professora da Univali (Universidade do Vale do Itajaí ), Camilo Burigo Marin, para esclarecer o fenômeno.  Segundo ela, as baixas no nível do mar estão sendo causadas devido a maré meteorológica.

De acordo com Camila, a influência de ventos fortes pode provocar a variação no alcance de maré (até onde o mar chega). ”Normalmente vemos acontecendo a maré meteorológica com o vento soprando em direção à praia, o que acaba por vezes provocando alagamentos e danos as construções que ficam próximas ao mar. Desta vez a ação dos fortes ventos vem fazendo com que a água seja empurrada para fora, em direção ao mar, o que consequentemente diminui o nível da água na praia”, destacou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Geral

Chuvas afetam produção na Ceasa e preços de hortaliças devem subir

Plantações de alface, rúcula e morango foram as mais afetadas

Geral

Lotérica em SC comemora bolão de mais de R$ 700 mil com 11 vencedores

O sorteio da Lotofácil foi primeiro prêmio principal conquistado por uma aposta feita na lotérica

Geral

Controlador bioativo do maruim entra em fase de pesquisa em SC

Produto passou por testes em campo e agora terá a eficácia testada em laboratório

Mais notícias

Tecnologia

Cão-robô que custa aproximadamente R$ 8 mil é visto passeando em BC

O modelo identificado como Unitree Go2, foi popularizado recentemente pelo DJ Alok que também tem um