keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Epagri alerta para maré seca na costa catarinense

A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul.

A partir destatus quarta-feira, 23, até o dia 26 ocorrerá maré baixa (maré seca) na costa catarinense. A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul. Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa para o oceano aberto resultando na maré baixa.

No dia 12 de agosto a maré baixa assustou moradores e visitantes do litoral catarinense.  Em Porto Belo, no período da vazante da maré várias embarcações ficaram encalhadas. A cena logo foi parar na Internet despertando o interesse de outros pontos de Santa Catarina. Na época, a equipe do Visor Notícias conversou com a Oceanógrafa e professora da Univali (Universidade do Vale do Itajaí ), Camilo Burigo Marin, para esclarecer o fenômeno.  Segundo ela, as baixas no nível do mar estão sendo causadas devido a maré meteorológica.

De acordo com Camila, a influência de ventos fortes pode provocar a variação no alcance de maré (até onde o mar chega). ”Normalmente vemos acontecendo a maré meteorológica com o vento soprando em direção à praia, o que acaba por vezes provocando alagamentos e danos as construções que ficam próximas ao mar. Desta vez a ação dos fortes ventos vem fazendo com que a água seja empurrada para fora, em direção ao mar, o que consequentemente diminui o nível da água na praia”, destacou.

Geral

Defesa Civil emite alerta de temporais e descargas elétricas neste sábado em Santa Catarina

A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas

Geral

Retorno do horário de verão em SC: Governador faz conversa com setores para avaliar proposta para temporada

Posição das instituições é praticamente unânime pelo retorno do horário de verão

Geral

Chuvas fortes fazem jazigo desmoronar e cair em terreno ao lado de cemitério

Segundo informações, o incidente ocorreu por conta de uma escavação no terreno ao lado

Geral

Caminhoneiro morre após cair em ribanceira de 100 metros na SC-418

Quando as equipes dos Bombeiros Voluntários chegaram no local, o motorista já estava morto

Geral

Apesar das chuvas dos últimos dias, efeitos da estiagem persistem em SC

Do Oeste ao Litoral Sul, os volumes registrados na primeira quinzena de setembro variaram de 60 a 100 mm, com acumulados pontuais que superaram 125 mm

Mais notícias

Economia

Gasolina mais barata do Brasil: Procon faz posto vender combustível a preço de custo em SC

Procon vai penalizar outros postos e obrigar estabelecimentos a vender gasolina por 24 horas a preço de custo