keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Epagri alerta para maré seca na costa catarinense

A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul.

A partir destatus quarta-feira, 23, até o dia 26 ocorrerá maré baixa (maré seca) na costa catarinense. A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul. Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa para o oceano aberto resultando na maré baixa.

No dia 12 de agosto a maré baixa assustou moradores e visitantes do litoral catarinense.  Em Porto Belo, no período da vazante da maré várias embarcações ficaram encalhadas. A cena logo foi parar na Internet despertando o interesse de outros pontos de Santa Catarina. Na época, a equipe do Visor Notícias conversou com a Oceanógrafa e professora da Univali (Universidade do Vale do Itajaí ), Camilo Burigo Marin, para esclarecer o fenômeno.  Segundo ela, as baixas no nível do mar estão sendo causadas devido a maré meteorológica.

De acordo com Camila, a influência de ventos fortes pode provocar a variação no alcance de maré (até onde o mar chega). ”Normalmente vemos acontecendo a maré meteorológica com o vento soprando em direção à praia, o que acaba por vezes provocando alagamentos e danos as construções que ficam próximas ao mar. Desta vez a ação dos fortes ventos vem fazendo com que a água seja empurrada para fora, em direção ao mar, o que consequentemente diminui o nível da água na praia”, destacou.

Geral

Porsche de Maradona na década de 1990 vai a leilão

Craque usou o veículo quando defendia o Sevilla (ESP), entre 1992-93

Geral

Março será mês chuvoso em SC, indicam meteorologistas

Os próximos dias terão pancadas de chuva em todas as regiões do estado, com nebulosidade variável. As informações são da Epagri/Ciram.

Geral

Iniciada a pavimentação da rua 440 em Itapema

Os moradores da Rua 440, no Bairro Morretes, iniciaram a terça-feira (02/03) com o movimento das máquinas e das equipes. Nesta etapa, os trabalhos são de fresagem e nivelamento do solo para em seguida realizar  […]

Geral

Acidente que vitimou o Mamonas Assassinas completa 25 anos

O jatinho onde estavam se chocou contra a Serra da Cantareira, em São Paulo

Geral

Vídeo: Família de capivara atravessa a rua em Santa Catarina

Apesar de atravessar a via fora da faixa, os motoristas respeitaram a família que, sem pressa, se deslocava de um lado a outro

Mais notícias

Coronavírus

Deputada Paulinha defende a imunização em massa da população

Ela participou da reunião da Fecam que reuniu mais de 70 gestores de municípios de Santa Catarina

Política

Conselho de Ética notifica deputados Daniel Silveira e Flordelis

Parlamentares têm dez dias úteis para apresentar defesa