keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Entenda o que é embolia pulmonar que agravou estado de saúde de Paulo Gustavo

Família do artista foi chamada pelos médicos ao hospital nesta terça-feira

X
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Internado desde 13 de março, o ator Paulo Gustavo, por complicações da Covid-19, na segunda-feira (03), o comediante teve uma piora no quadro clínico. O boletim médico aponta que o ator teve uma embolia pulmonar, quadro clínico em que coágulos de sangue obstruem vasos sanguíneos do pulmão.

De acordo com a nota, Paulo Gustavo segue em estado grave. “À noite (de domingo, 2), subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade.”

Na tarde desta terça-feira (04), os familiares de Paulo Gustavo foram chamados até o hospital pela equipe médica. Segundo informações, o quadro dele teria piorado nessa última noite. Até o momento nenhuma nota foi emitida pela assessoria do artista.

O que é embolia pulmonar

A embolia pulmonar também é conhecida por “infarto pulmonar”, pois, como a doença que afeta o coração, é ocasionada por uma obstrução dos vasos sanguíneos.  No caso da embolia, a circulação sanguínea é prejudicada pelo acúmulo de coágulos de sangue em veias e artérias. O quadro, em geral, se dá por conta de hábitos de saúde danosos, como o tabagismo e o sedentarismo. Mas também pode ocorrer por complicações de outras doenças, longo tempo de imobilidade, uso de alguns anticoncepcionais e, ainda, distúrbios de coagulação sanguínea.

Os coágulos costumam se formar na parte inferior do corpo, especialmente nas pernas e na pélvis. Quando se soltam, transitam pelo sistema circulatório, prejudicam as trocas gasosas e podem acabar se alojando nas veias e artérias do pulmão. Estando a pessoa consciente, os sintomas de embolia pulmonar são dor súbita na região do peito, falta de ar e dificuldade para respirar. A partir desses sintomas, a recomendação é que se procure atendimento médico o mais rápido possível. A confirmação do quadro é feita a partir de tomografia ou radiografia do tórax. Com diagnóstico precoce, a cura não deixa sequelas.

Períodos de inatividade podem provocar o quadro, como longas viagens de avião ou cirurgias com muito tempo de recuperação. Nesses casos, a prevenção pode ser feita por meio de fisioterapia e com o uso de meias anticoagulantes, que facilitam a circulação sanguínea. Para os demais casos, recomenda-se a adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação de qualidade, a prática de exercícios físicos e deixar de fumar. O tratamento para a embolia é medicamentoso, basicamente com o uso de anticoagulantes.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Investimentos melhoram abastecimento no bairro São Miguel em Penha

A concessionária Águas de Penha investiu em um projeto de melhorias no abastecimento do bairro São Miguel. Arthur May, coordenador operacional da concessionária, explica que o projeto envolveu um conjunto de ações, sendo que uma […]

Geral

Atriz Tatá Werneck é criticada nas redes sociais por usar três máscaras no velório de Paulo Gustavo

Internautas acharam um “exagero” por parte da artista ir no local com “tanta proteção”

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

Mais notícias

Segurança

Autor de chacina em Saudades recebe alta da UTI

Informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Regional de Chapecó

Segurança

Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio em SC

Quatro pessoas da mesma família morreram carbonizadas em um incêndio na manhã deste sábado (08) na cidade de São Domingos, no Oeste catarinense. A casa da família ficou destruída. Morreram no local um homem de […]