keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Entenda a importância do cadastramento biométrico

O chefe do cartório eleitoral de Camboriú e Balneário Camboriú explica a importância da biometria, funcionamento do atendimento e consequências para aqueles que não se recadastrarem

“Precisamos bater na tecla constantemente para que os eleitores se sensibilizem”. Essa é a fala do chefe do Cartório Eleitoral da 56ª Zona Eleitoral, Leonardo Marcelino de Godoy, quanto à quantidade de eleitores que realizaram o cadastramento biométrico até o momento. A menos de um mês e meio para o fim do prazo, apenas metade dos eleitores de Camboriú – cerca de 23 mil – realizou o procedimento e está em dia com a Justiça Eleitoral.
 
Como a não atualização pode resultar em vários problemas para o eleitor, a coordenação do serviço de recadastramento divulgou informações para que a população se atente à necessidade do procedimento e evite desconfortos futuros.
 
1. Como realizo o agendamento para o recadastramento biométrico?
O agendamento deve ser feito previamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (www.tre-sc.jus.br) ou por meio do Disque Eleitor (0800 647 3888). Ele é simples e rápido e as únicas informações que você precisa para realizar o agendamento são o nome completo do eleitor e a sua data de nascimento.
 
2. Onde devo ir para realizar o cadastramento biométrico após o agendamento?
O cadastramento biométrico de moradores de Camboriú é feito no Posto de Atendimento Biométrico, em Balneário Camboriú. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O serviço está localizado na Rua 2.500, nº 1.250, entre a Quarta Avenida e Avenida Marginal Leste.
 
3. Se eu for até o cartório sem agendamento, consigo atendimento?
“Sim! Todas as pessoas que forem até o Posto de Atendimento Biométrico sem agendamento conseguem atendimento, mas há é bom se atentar ao horário e à quantidade de pessoas no momento. É possível que a distribuição de senhas seja interrompida em casos de muitas pessoas aguardando ou mais próximo do fim do expediente, o que pode resultar no retorno em outro dia. Lembrando sempre que pessoas com horário agendado têm a preferência”, ressalta o chefe do cartório, Leonardo Marcelino de Godoy.
 
4. Quais documentos preciso apresentar? 
Para o cadastramento biométrico, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência recente – de, no máximo, três meses antes. Caso o comprovante esteja em nome de outras pessoas, o morador terá que confirmar o parentesco. Para comprovação, é preciso portar cópias dos documentos do proprietário do imóvel. Contas de luz, água e gás, além de faturas de cartão de crédito ou de planos de telefone celular são aceitos como comprovante.
 
5. Quanto tempo demora o procedimento? 
No máximo, 10 minutos. O atendimento consiste na atualização dos dados pessoais e eleitorais do morador. São registrados durante o atendimento, também, a assinatura, a foto e as impressões digitais de todos os dedos das duas mãos do eleitor.
 
6. Quantos guichês estão em atendimento?
Atualmente, o Posto de Atendimento Biométrico conta com mais de 60 funcionários e estagiários. Para cadastramento, estão abertos 29 guichês. A coordenação do local solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral a ampliação do número. Estima-se que ainda esse mês, 37 guichês estejam em funcionamento para ambas as cidades.
 
7. Qual a capacidade de atendimento por dia?
Mais de mil pessoas podem ser atendidas durante o horário de expediente do Posto de Atendimento.
 
8. Em que dia termina o prazo para a atualização?
O prazo para cadastramento biométrico termina no dia 7 de dezembro de 2017.
 
9. Se eu não fizer a biometria, quais penalidades irei sofrer?
Quem não realizar a biometria ficará impedido de votar nas próximas eleições e terá o título de eleitor cancelado. Além disso, o número do CPF é cancelado até a regularização com a Justiça Eleitoral. Nesse meio tempo, eleitores em dívida ficarão impossibilitados de fazer empréstimo bancário, tirar passaporte, fazer matrículas em faculdades e universidades, assumir cargos públicos, entre outros problemas.
 
10. Estão agendados mutirões para os próximos dias? 
“Estamos verificando a capacidade de atendimento e, por conta disso, a agenda será liberada nos próximos dias”, pontua Godoy. Para acompanhar possíveis datas, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do estado (www.tre-sc.jus.br).
 
11. Não tenho o título ainda ou quero trocar de zona eleitoral. Preciso ir em dois momentos diferentes até a cartório? 
Não. Tudo é feito no mesmo momento. Para os procedimentos, o morador deve apresentar a mesma documentação da biometria – documento de identificação com foto e comprovante de residência recente. Rapazes com 18 anos recém-completados devem portar o certificado de dispensa em incorporação para emissão do primeiro título.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado