keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Enorme massa de ar quente atinge o Brasil e vai provocar máximas de até 40°C no Sul do país

Temperaturas são consideradas acima do normal para essa época do ano

20210815152858827928a Visor Notícias
Foto: Divulgação

Nesta semana uma enorme massa de ar quente chega ao Brasil e vai causar temperaturas acima do normal de Norte a Sul do país. Para a região sul o calor será muito intenso para o período do ano. A previsão indica que muitos estados vão registrar 40°C.  

A massa de ar seco e quente já cobre a maior parte do território brasileiro, mas durante os próximos dias vai avançar do Brasil Central e do Norte do país para as áreas das regiões Sudeste e Sul que ainda não sofrem a influência do ar tropical, o que vai determinar um aquecimento muito acentuado em centenas de municípios do Sul e do Sudeste que ainda estão com temperatura agradável.

Conforme o MetSul, a temperatura sofrerá uma escalada ao longo dos próximos dias, mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana. A temperatura em 850 hPa, nível de pressão a 1500 metros de altitude e que é usado na meteorologia para aferir a quão quente ou fria é uma massa de ar, e segundo os indicativos, ela vai chegar a valores de 24°C a 25°C do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso.

Valores tão altos no caso do estado gaúcho somente são registrados em fortes ondas de calor e que durante o verão trazem máximas acima dos 40°C. Como é agosto e o número de horas de sol menor que dezembro a março, o aquecimento acaba sendo menor, mas a massa de ar é tão quente que mesmo assim deve trazer máximas até 10°C a 15°C acima do que é normal para a época do ano no Rio Grande do Sul, o que não é comum.

mapa Visor Notícias
Foto: METSul/Divulgação

CALOR EM SANTA CATARINA

Nesta segunda-feira apenas catarinenses do Sul e do Oeste vão ter temperaturas um pouco elevadas para o padrão da época do ano. Para as duas regiões, previsão de algo entre 25 e 27°C. Nas demais regiões, a temperatura será parecida com que ocorreu neste domingo, ou seja, algo entre 19 e 21°C.

Porém, já nesta terça-feira as temperaturas vão começar a subir em todas as regiões ao longo das tardes. Aos poucos um ar quente tropical começará a avançar para Santa Catarina. Nesta terça deveremos ter uma tarde de 27 a 29°C em muitas cidades com 24°C na Serra, mas algo na casa dos 30°C no Sul e Oeste.

Tardes quentes será a marcada dessa semana, ou seja, a cada tarde a temperaturas vai subindo mais devendo trazer máximas de verão, sobretudo quinta e sexta e nas cidades do Sul e Oeste. É importante destacar que mesmo que a temperatura chegue a elevação de verão, quando isso ocorre nesta época do ano é um pouco diferente. Isso porque a quantidade de horas com temperaturas altas é menor, conforme antecipou o meteorologista Leandro Puchalski da NSC.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Santa Catarina deve enfrentar temperaturas abaixo de 5°C

Segundo informações da Defesa Civil, nesta sexta-feira (19), as temperaturas devem despencar

Tempo

Outono chegou com mudanças bruscas nas temperaturas de SC

Mas afinal, quais são as características do Outono? Confira na íntegra:

Tempo

Amanhecer será gelado mas o sol deve predominar em SC

Apesar das manhãs frias, as temperaturas devem subir rapidamente chegando ao dobro

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano