keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Enorme massa de ar quente atinge o Brasil e vai provocar máximas de até 40°C no Sul do país

Temperaturas são consideradas acima do normal para essa época do ano

Foto: Divulgação

Nesta semana uma enorme massa de ar quente chega ao Brasil e vai causar temperaturas acima do normal de Norte a Sul do país. Para a região sul o calor será muito intenso para o período do ano. A previsão indica que muitos estados vão registrar 40°C.  

A massa de ar seco e quente já cobre a maior parte do território brasileiro, mas durante os próximos dias vai avançar do Brasil Central e do Norte do país para as áreas das regiões Sudeste e Sul que ainda não sofrem a influência do ar tropical, o que vai determinar um aquecimento muito acentuado em centenas de municípios do Sul e do Sudeste que ainda estão com temperatura agradável.

Conforme o MetSul, a temperatura sofrerá uma escalada ao longo dos próximos dias, mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana. A temperatura em 850 hPa, nível de pressão a 1500 metros de altitude e que é usado na meteorologia para aferir a quão quente ou fria é uma massa de ar, e segundo os indicativos, ela vai chegar a valores de 24°C a 25°C do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso.

Valores tão altos no caso do estado gaúcho somente são registrados em fortes ondas de calor e que durante o verão trazem máximas acima dos 40°C. Como é agosto e o número de horas de sol menor que dezembro a março, o aquecimento acaba sendo menor, mas a massa de ar é tão quente que mesmo assim deve trazer máximas até 10°C a 15°C acima do que é normal para a época do ano no Rio Grande do Sul, o que não é comum.

Foto: METSul/Divulgação

CALOR EM SANTA CATARINA

Nesta segunda-feira apenas catarinenses do Sul e do Oeste vão ter temperaturas um pouco elevadas para o padrão da época do ano. Para as duas regiões, previsão de algo entre 25 e 27°C. Nas demais regiões, a temperatura será parecida com que ocorreu neste domingo, ou seja, algo entre 19 e 21°C.

Porém, já nesta terça-feira as temperaturas vão começar a subir em todas as regiões ao longo das tardes. Aos poucos um ar quente tropical começará a avançar para Santa Catarina. Nesta terça deveremos ter uma tarde de 27 a 29°C em muitas cidades com 24°C na Serra, mas algo na casa dos 30°C no Sul e Oeste.

Tardes quentes será a marcada dessa semana, ou seja, a cada tarde a temperaturas vai subindo mais devendo trazer máximas de verão, sobretudo quinta e sexta e nas cidades do Sul e Oeste. É importante destacar que mesmo que a temperatura chegue a elevação de verão, quando isso ocorre nesta época do ano é um pouco diferente. Isso porque a quantidade de horas com temperaturas altas é menor, conforme antecipou o meteorologista Leandro Puchalski da NSC.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

SC segue em alerta para o risco alto de deslizamentos

Os riscos de deslizamentos, segundo o órgão, são por conta dos elevados volumes de chuva dos últimos dias

Tempo

Ciclone se afasta e dá lugar ao frio intenso em Santa Catarina

O mar continua agitado, com ondas de até 3 metros

Tempo

Itajaí registrou estragos durante ciclone e segue em alerta para risco alto de deslizamentos

Órgão atendeu mais de 100 ocorrências, mas até o momento não há registro de alagamentos, deslizamentos e desabrigados

Tempo

Ciclone causou estragos em 32 cidades, deixou mais de 200 mil residências sem luz e bloqueou estradas em SC

O governador Carlos Moisés se reuniu com técnicos da Defesa Civil estadual, no início da tarde desta quarta, onde acompanhou a situação das regiões

Tempo

Piçarras registra em torno de 100 casas destelhadas por conta do ciclone

Prefeitura ativou abrigo no ginásio de esportes do centro

Mais notícias

Segurança

Criança autista de 3 anos morre após amamentação em Penha

Segundo informações, a mãe da criança amamentou a pequena e em seguida colocou ela para dormir no quarto

Segurança

Criminosos furtam a placenta de catarinense acreditando ser carne

A vítima contou que guardou o órgão há 3 anos, quando teve sua filha, esperando mostrar para ela no futuro