keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Empresa responsável pela obra da dragagem do rio Itajaí-Açu deve ser anunciada nesta quinta

A obra será a primeira de muitas destinadas a diminuir os efeitos das inundações devastadoras que ocorreram no ano passado

cropped-Rio-Itajai-Acu-deve-atingir-7-metros-e-causar-alagamentos-em-Rio-do-Sul.jpg

Nesta quinta-feira (4), espera-se a definição da empresa que será encarregada da dragagem do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul. O projeto é importante para combater as enchentes que atingem a região do Alto Vale do Itajaí. Se a seleção ocorrer conforme planejado, a obra será a primeira de muitas destinadas a diminuir os efeitos das inundações devastadoras que ocorreram no ano passado.

Três empresas inicialmente mostraram interesse no projeto, apresentando propostas para executar a dragagem em um trecho de 8,2 quilômetros em Rio do Sul. No entanto, uma delas foi desclassificada por apresentar um orçamento acima do limite financeiro estipulado, que é de R$ 16,2 milhões. As outras duas propostas alcançaram o teto orçamentário e agora têm até o final do dia para submeter novas ofertas, com a esperança de que a mais econômica saia vencedora.

Este é o segundo lançamento do edital para essa obra, após tentativas anteriores de contratação terem recebido propostas significativamente acima do orçamento disponível. A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil enfatizou a necessidade de realizar a obra com responsabilidade fiscal, garantindo o melhor uso do dinheiro público.

A urgência da dragagem é inquestionável, considerando que Rio do Sul enfrentou sete enchentes apenas em 2024. A obra abrangerá o desassoreamento e a limpeza das margens de importantes segmentos dos rios Itajaí do Oeste, Itajaí-Açu e Itajaí do Sul, todos localizados em zonas urbanas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Aeroporto da Serra Catarinense recebe projeto de reforma

As obras possuem um orçamento previsto de R$ 2,9 milhões

Infraestrutura

Obras de esgotamento sanitário avançam em Bombinhas

Obras seguem atualmente no bairro José Amândio, avançando pelas ruas Cabrito, Cachalote e Cavalo

Infraestrutura

Contorno Viário da Grande Florianópolis tem 46 dos 50 quilômetros pavimentados

O prazo de entrega total do projeto está marcado para 31 de julho deste ano

Infraestrutura

Obra para minimizar enchentes no Vale do Itajaí tem três empresas interessadas

O foco está na dragagem do rio Itajaí-Açu; duas empresas foram habilitadas e devem apresentar novas propostas nesta quinta-feira (4)

Mais notícias

Saúde

Ambulatório de Feridas Complexas de Itajaí é referência no tratamento de lesões de pele

Cerca de 500 atendimentos são realizados todos os meses com pequenas cirurgias, curativos especiais, lasers e outras terapias

Cultura e Lazer

Grupos do 7º Encontro Internacional de Etnias iniciam apresentações em Itapema

Encontro Internacional de Etnias é uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e AIFL Brasil