keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Empresa estuda produzir borracha natural através de enzimas do tomate

Sumitomo Rubber Industries, dona das marcas Dunlop e Falken, avança nos estudos a respeito da síntese de borracha natural

Foto: Pixabay/Divulgação

A Sumitomo Rubber Industries divulgou um estudo em parceria com a Universidade de Tohoku, a Universidade de Kanazawa e os pesquisadores do Spring-8 Center, no qual informa que obteve sucesso na elucidação e modificação funcional da cis-preniltransferase (NDPS1) – uma conquista que supostamente promove o avanço da produção sintética de borracha natural.

Encontrada no tomate, a NDPS1, é uma enzima envolvida na formação de terpenos – compostos de isopreno que servem como precursores de muitas substâncias encontradas nas plantas – e possui uma estrutura semelhante às enzimas envolvidas na biossíntese da borracha natural.

A pesquisa elucidou a estrutura da enzima utilizando a instalação de Radiação Síncrotron SPring-8 “de ponta” do Instituto de Pesquisa Riken.

Em um comunicado, a Sumitomo Rubber disse que lançou o estudo sobre a NDPS1, pois as propriedades da enzima a tornavam “mais adequada” à análise estrutural em relação às sintases de borracha natural encontradas nas seringueiras do Pará.

Os resultados da pesquisa não apenas esclareceram a estrutura da NDPS1 e determinaram as principais seções que afetam o comprimento de seus produtos de síntese, mas também conseguiram aumentar o grau de polimerização, o que, segundo a empresa, elevou significativamente a reatividade química dos produtos de síntese, introduzindo novas mutações em seções-chave.

A Sumitomo Rubber afirmou que com este avanço tornou-se possível biossintetizar compostos não existentes na natureza e que a expectativa é que o melhor entendimento da estrutura da NDPS1 torne possível lançar mais luz sobre o mecanismo por trás da biossíntese da borracha natural, que por sua vez permitirá novos avanços no desenvolvimento de tecnologias para garantir um fornecimento estável e confiável de borracha natural. O estudo faz parte do engajamento contínuo da empresa no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos com foco em três áreas-chave: eficiência de combustível, matérias-primas e economia de recursos.

Sobre a Dunlop

A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2020, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões. Visite e acompanhe nas redes sociais:

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

Em 10 anos, inteligência artificial pode ter sentimento, diz executivo

Curitiba sedia Viasoft Connect, evento de inovação

Tecnologia

Foguete de Elon Musk lança dois satélites da Força Aérea Brasileira

Foguete de Elon Musk lança dois satélites da Força Aérea Brasileira

Tecnologia

Navegação anônima do Google não é anônima, diz processo nos EUA

Processo diz que empresa capta dados sensíveis mesmo sem autorização

Tecnologia

Dona do Snapchat lança câmera voadora

Vídeos e imagens são salvos diretamente na rede social.

Tecnologia

Orkut vai voltar? Criador da rede social reativa site e promete novidades em breve

Reativação do site agitou web que está ansiosa para voltar a rede social mais queridinha dos anos 2000

Mais notícias

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Segurança

Empresário de Jurerê suspeito de dopar e estuprar mulher tem prisão mantida pela Justiça

Audiência de custódia ocorreu na tarde desta sexta-feira. Estupro aconteceu em 2019, segundo MPSC.