keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Empresa de Itapema apresenta modelo Doctor Stem em Feiras de Ciências da região

Nas atividades que acontecem semanalmente, os alunos são levados a encontrar uma solução ao desafio proposto pelo professor, seguindo o Processo de Design e Engenharia (EDP)

Nas últimas semanas, a empresa de ensino Doctor Stem esteve presente em duas Feiras de Ciências que aconteceram em colégios catarinenses. No dia 25/08, marcou presença no colégio Liceu Catarinense, de Balneário Camboriú. Já na última sexta, dia 01/09, foi a vez de levar à Navegantes o encanto do aprendizado mão na massa, participando do evento do Colégio Sinergia.

Segundo diretor da empresa, Guerino Parucci, as feiras escolares são uma grande oportunidade de demonstrar para pais, alunos e professores, como a parte prática do conhecimento é capaz de tornar palpável e divertido o aprendizado. “Ficamos realmente impressionados com muitos projetos de alunos das duas escolas. Ver que estamos contribuindo para tornar a cultura do ensino prático uma realidade nas escolas catarinenses, nos fortalece ainda mais”, comentou o gestor que trouxe o sistema de franquia Doctor Stem para o Brasil.

A participação da empresa – com diversos protótipos construídos por alunos participantes das oficinas – chamou a atenção de pais, mas não passou batido pelos principais envolvidos: os alunos. Eles participaram em massa, testando, brincando, descobrindo, competindo e perguntando o que era cada engenhoca criativa levada às Feiras das escolas.

Para Guerino, perceber a capacidade de pequenos e jovens estudantes de planejar, criar e defender suas ideias, é aprimorar e valorizar suas habilidades, trazendo diversão e simplicidade para o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que são as disciplinas que compõem o método Stem. “Nas atividades que propomos, os alunos podem vivenciar uma Feira de Ciências a cada nova semana. O nosso grande desafio é contribuir para o desenvolvimento de uma geração preparada para resolver os problemas do mundo real”, afirmou o gestor.

 

***Saiba mais sobre a Doctor Stem

A empresa Doctor Stem presta serviço de ensino extraclasse para escolas. Nas atividades que acontecem semanalmente, os alunos são levados a encontrar uma solução ao desafio proposto pelo professor, seguindo o Processo de Design e Engenharia (EDP). Os desafios simulam situações reais vividas em diferentes áreas da Engenharia: civil, naval, mecânica, elétrica, robótica, aeroespacial, química, design de games, ambiental, entre outras. O objetivo das aulas práticas, é fazer o estudantes co0mpreender como funciona o mundo a sua volta, analisando fenômenos naturais e tecnológicos, estimulando a liberdade à criatividade natural dos alunos.

De maneira prática, isso quer dizer que eles aprendem a importância de entender o fenômeno apresentado, e a estudar o projeto a ser desenvolvido. Eles mesmos propõem e escolhem a melhor solução para o desafio, constroem um protótipo ou experimento, para, no fim, testar e melhorar suas criações. Na maioria das atividades, os alunos são donos dos protótipos criados, ou seja: podem brincar e interagir com suas próprios criações, fora do ambiente escolar.  

Assim, se divertindo e aprendendo, eles desenvolvem novas habilidades, se tornam protagonistas no processo de ensino e desenvolvem novos potenciais, tornando-se pequenos empreendedores, jovens engenheiros e cientistas, capazes de explorar e dar vida à sua criatividade natural.

Cidades

Águas de Bombinhas recebe população e constrói legado para a cidade

Você sabia que é possível conhecer as estruturas da Águas de Bombinhas? A concessionária vem construindo um legado para o município e apresenta toda a infraestrutura através de visitas guiadas. O objetivo é incentivar a […]

Cidades

Caixa padrão: Águas de Penha utiliza equipamento para a segurança do consumo

Com o objetivo de facilitar o acesso ao cavalete para leitura do consumo e proteger o hidrômetro, imóveis que têm acesso à água tratada precisam instalar a caixa padrão. O hidrômetro é responsável por realizar […]

Cidades

Águas de Camboriú orienta: consumo consciente ajuda a preservar fontes hídricas

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise […]

Cidades

Câmara de Itapema comemora os 59 anos da cidade

Os últimos 10 anos na Câmara de Itapema tem sido de modernização. Investimento na estrutura física, mas principalmente em novas tecnologias

Cidades

Idoso de 64 anos serão vacinados a partir de quinta-feira (22) em Navegantes

A aplicação das vacinas acontece, como de costume, no drive-thru do Fort Atacadista, localizado na Av. Nereu Liberato Nunes, 579, no Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30

Mais notícias

Segurança

Vídeo: Carreta tomba e deixa trânsito complicado na BR-101 em Santa Catarina

Uma carreta saiu da pista e tombou esta manhã (21/04) na BR-101, na região de Palhoça. O motorista ficou preso às ferragens e os Bombeiros e as equipes da Litoral Sul tiveram bastante dificuldade com o resgate.

Cidades

Águas de Bombinhas recebe população e constrói legado para a cidade

Você sabia que é possível conhecer as estruturas da Águas de Bombinhas? A concessionária vem construindo um legado para o município e apresenta toda a infraestrutura através de visitas guiadas. O objetivo é incentivar a […]