keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Empresa cria máscara ‘inteligente’ que traduz a fala em oito idiomas

Máscara é conectada a um aplicativo de smartphone via Bluetooth

Já imaginou uma máscara capaz de traduzir o que o usuário está dizendo e ainda em oito idiomas diferentes? A boa notícia é que esse equipamento de proteção individual, tão indispensável em tempos de pandemia do coronavírus, já foi desenvolvido por uma empresa japonesa chamada Donut Robotics. A máscara “inteligente”, denominada como C-FACE traduz o discurso do japonês para vietnamita, inglês, espanhol, chinês, coreano, tailandês, indonésio e francês.

Encaixada a uma máscara de tecido comum, o acessório se conectada a um aplicativo de smartphone – via Bluetooth – para traduzir as palavras em mensagens de texto. O produto também pode ditar a fala e fazer chamadas. A ideia da máscara foi criada pelos engenheiros da empresa, enquanto procuravam um produto para ajudar a Donuts a sobreviver à crise gerada pelo Covid-19. Quando a pandemia iniciou, a empresa havia acabado de assinar um contrato para fornecer guias e tradutores robôs ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, um produto que enfrenta um futuro incerto após a queda das viagens aéreas. A empresa foca num mercado de massa que não existia até alguns meses atrás. O acessório custa em média US$40 por máscara.

Geral

Adolescente de 16 anos morre ao bater moto

Um adolescente de 16 anos morreu após bater na mureta do elevado Dias Velho, na saída de Florianópolis. A carona da moto, também de 16 anos, foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada ao hospital.

Geral

Adolescente com depressão está desaparecida em Porto Belo

Uma família de Porto Belo pede ajuda para localizar uma adolescente desaparecida. Katy Bandeira, 16 anos, saiu de casa no sábado (28) por volta das 19h e não foi mais vista. Ela mora com a família no bairro Perequê.

Geral, Segurança

Motorista bêbado é preso após matar vendedor de caldo de cana em Navegantes

Um motorista bêbado atropelou várias pessoas e matou um vendedor de caldo de cana. O caso ocorreu na tarde deste domingo (29) na orla do bairro Meia Praia, em Navegantes.

Geral

Bebê é encontrada em caixa de sapato dentro de lixeira em Balneário Camboriú

A bebê, de aproximadamente 28 semanas, estava em um lixeira de um prédio na rua 3850. Ela foi salva por um catador de materiais recicláveis que percebeu a movimentação. Ele ligou para o SAMU

Geral

Motorista bêbado bate em caminhão e deixa três pessoas feridas em Florianópolis

Um motorista bêbado bateu em um caminhão que fazia manutenção na SC-401, em Florianópolis. Dois trabalhadores sofreram ferimentos e uma mulher que estava na carona ficou gravemente ferida.

Mais notícias