keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Em um ano, Itapema teve a maior valorização do metro quadrado no Brasil

Itapema ostenta o impressionante índice de 25,71% de valorização média em um ano

mercado imobiliario itapema Visor Notícias
Reprodução

O ranking FipeZap, divulgado em abril, traz pela primeira vez Balneário Camboriú no topo da lista entre as cidades com o metro quadrado mais caro do país, com a valorização de 24,9% em 12 meses. Mas o recorde de maior aumento no preço do metro quadrado no período é de outra cidade catarinense, segundo o levantamento. Trata-se de Itapema, que ostenta o impressionante índice de 25,71% de valorização média em um ano – quatro vezes mais do que a média entre as cidades avaliadas.

O índice FipeZap compara dados de 50 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais brasileiras e outras cidades onde o mercado imobiliário é aquecido. Itapema vem figurando no topo da lista desde antes da pandemia – reflexo do boom que a cidade tem vivido no setor da construção civil.

Nos últimos anos, Itapema se beneficiou da escassez de terrenos em Balneário Camboriú, que levou as construtoras a procurarem expansão nas cidades próximas e criou um novo nicho. Com o mercado aquecido – e a demanda em alta – os preços subiram.

Renato Monteiro, diretor da Sort Investimentos, que atua no mercado imobiliário de Santa Catarina, diz que a alta valorização é consequência da especialização da construção civil em imóveis de luxo, tanto em Itapema quanto em Balneário Camboriú.

Os apartamentos milionários se tornaram um ativo muito procurado pelos investidores no momento em que aumentou a atratividade dos investimentos imobiliários- consequência de fatores como pandemia e crise, que reduzem a rentabilidade dos investimentos convencionais.

“Quanto maior a instabilidade, mais o investidor procura o imóvel. Ele vai em busca de liquidez, e os locais que concentram mais liquidez nesse mercado são Balneário Camboriú e Itapema”, avalia o especialista. Segundo Monteiro, outro fator que propiciou a valorização acima da média é o bom momento para o agronegócio brasileiro. Muitos dos investidores no mercado local vêm do setor.

A prefeitura de Itapema se prepara para executar obras de alargamento da faixa de areia, a exemplo de Balneário Camboriú. Na cidade vizinha, o engordamento da praia foi um fator determinante para o aumento na média de preço dos imóveis – o que indica que Itapema também deverá sentir o reflexo no valor do metro quadrado. As informações são da NSC.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Polícia confirma morte do CEO de empresa de SC suspeita de golpe bilionário em quase 3 mil pessoas

As informações minuciosas, relacionados ao fato, foram detalhadas em um relatório da Polícia Civil

Mercado Imobiliário

Abastecimento de água quente em prédios altos é desafio para engenheiros

Seminário em Balneário Camboriú, nesta quinta-feira (20), irá discutir normas técnicas e abrir espaço para apresentação de inovações

Mercado Imobiliário

VÍDEO: Central de Verão da Construtora Pastório proporciona integração à comunidade do Baneário Perequê

Local é equipado para receber colaboradores, corretores de imóveis e comunidade em geral

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar juízes e promotores em SC

Ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú

Educação

Reunião pública discute a volta das Escolas Cívico-Militares em Itapema

Projeto de lei do Executivo tramita no Legislativo e deve ser votado nas próximas sessões