keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Em janeiro, SC cresce acima da média nacional e tem alta de 3,7% no setor de serviços

Quando comparado com dezembro de 2020, Santa Catarina também avançou (2%) no setor de serviços.

X
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina, o de serviços, fechou janeiro com alta de 3,7% em volume frente ao mesmo mês de 2020. O desempenho do Estado foi bem acima da média nacional (-4,7%) e o melhor da região Sul, já que Paraná (-9,2%) e Rio Grande do Sul (-9,1%) apresentaram queda. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Os dados positivos da variação mensal de janeiro em Santa Catarina foram puxados, principalmente, pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (31,1%); informação e comunicação (8,7%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,8%), outros serviços (0,8%). A única queda foi nos prestados às famílias (-22,5%).

“O crescimento em janeiro nos mostra a importância e a força da representatividade catarinense neste momento pandêmico em que atravessamos. Crescemos quase que na mesma proporção em que a média nacional caiu. Este dado é muito relevante neste momento desafiador. Mostra que podemos avançar e nos inspira a continuar nesta trajetória trabalhando em conjunto para medidas e ações que gerem oportunidades e segurança ao catarinense”, declara o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.”, declara o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.

SC também avança na comparação com dezembro

Quando comparado com dezembro de 2020, Santa Catarina também avançou (2%) no setor de serviços. É o melhor resultado catarinense desde setembro e superior ao crescimento nacional, de 0,6%. Já em relação ao indicador de receita nominal, o acréscimo do Estado foi de 1,2%, terceiro maior resultado do país.

Já no acumulado de 12 meses, o setor de serviços catarinense apresentou queda de 3,7%. No país, a baixa nessa comparação foi ainda maior, alcançando queda de 8,3%.

Tanto o volume quanto a receita nominal das atividades turísticas no Estado catarinense apresentaram resultados 4,3% maiores em janeiro de 2021, do que os registrados em dezembro do último ano. Os resultados também são superiores à média nacional, que avançou 0,7% em volume e recuou 2,2% em receita nominal.

Fonte: Visor Notícias

Economia

Programa Juro Zero bate recorde histórico em número de operações no Estado

O dado também representa um aumento de 47,8 % se comparado com o mesmo período do ano anterior, que fechou o mês com 1.018 operações.

Economia

Pesquisa Forbes aponta Sicredi como uma das melhores instituições financeiras do Brasil

Resultado faz parte do ranking World's Best Banks 2021, realizado em 28 países e que avaliou critérios como atendimento, serviços digitais, entre outros

Economia

Preços da gasolina e do diesel sofrem novo reajuste, confirma Petrobras

A última mudança nos preços dos combustíveis ocorreu no sábado passado

Economia

Gasolina apresenta primeira queda de preço em 2021 em Itajaí

Além da gasolina, Etanol, diesel e o S10 também apresentaram redução

Economia

Mais de meio milhão de declarações de IR foram entregues em Santa Catarina

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia

Mais notícias