keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Em Itapema, integrantes do Sistema Único de Assistência Social passam a trabalhar em rede após articulação do MPSC

A primeira reunião da rede ocorreu no dia 27 de agosto de 2021 com a presença do CRAS, do CREAS e da equipe de gestão municipal

Após um intenso trabalho das instituições que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os moradores de Itapema contam com uma melhora no acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Com a articulação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os órgãos e entidades não governamentais que integram o SUAS passaram a ser reunir regularmente para a troca de informações e a construção de um fluxo conjunto de trabalho.

“A demanda para a política de assistência social é crescente, bem como a vulnerabilização das condições de vida desta população. Por outro lado, os serviços ofertados não aumentam na mesma proporção. Diante disso, somente um trabalho em rede com metodologia participativa e reuniões periódicas pode fortalecer o atendimento prestado aos munícipes e a Itapema”, explica a Promotora de Justiça Carla Mara Pinheiro.

A primeira reunião da rede ocorreu no dia 27 de agosto de 2021 com a presença do CRAS, do CREAS e da equipe de gestão municipal, além das entidades socioassistenciais. Desde então, as reuniões acontecem mensalmente e, em cada uma delas, os integrantes buscam sanar o que mapearam como as principais questões a serem resolvidas: a inexistência de fluxos sistematizados, que prejudica usuários do SUAS que transitam entre as diversas unidades de atendimento até encontrarem qual delas pode lhes prestar atendimento, e o entendimento por parte das próprias unidades do SUAS de que muitas vezes desconhecem a quem referenciar determinadas demandas.

A continuidade do trabalho envolverá o estudo das atribuições e responsabilidades do ente municipal responsável pela coordenação, bem como a missão e as ações do Ministério Público no município. Esse fortalecimento da assistência social faz parte do Plano Geral de Atuação para o biênio 2022/2023 do MPSC por meio do programa Juntos pelo SUAS.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Prefeita de Itapema lamenta a morte de Stalin Passos

O empresário Stalin Passos morreu nesta segunda-feira (16) aos 80 anos

Geral

Morre o empresário Stalin Passos em Itapema

O velório ocorre nesta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Itapema

Geral

Ministério Público Federal investiga prazos do Contorno de Florianópolis

O MPF pediu à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que apresente os percentuais de conclusão das obras em sete de janeiro de 2021 e em 20 de fevereiro de 2020, destacando eventuais alterações no cronograma de conclusão

Geral

Lideranças pressionam Arteris para entrega do Contorno de Florianópolis

Concessionária da BR-101 reafirmou que pretende cumprir o prazo de 31 de dezembro de 2023

Geral

Governo do Estado debate desafios do setor portuário com lideranças do Sul do Brasil

Chefe do executivo ressaltou a prioridade dada pela atual gestão nos investimentos em infraestrutura

Mais notícias

Segurança

Malandro rouba portão de creche e é preso pela polícia em Itajaí

O rapaz disse para a policia que tinha onde vender o produto do furto. Veja o vídeo do Visor Manhã

Segurança

Operação da Polícia Civil apreende drogas, armas e realiza prisões em SC

A ação contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCSC) de Itajaí. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão