keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Em Brasília, Carlos Moisés propõe injetar recursos de SC para acelerar duplicação da BR-470

Também foi debatida a situação da rede ferroviária de Santa Catarina

X
Divulgação

O governador Carlos Moisés propôs ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a injeção de recursos estaduais para acelerar a obra de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí. A proposta foi feita durante uma reunião no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, na tarde desta quarta-feira, 27. Segundo o governador, o modelo ainda está sendo estudado e será debatido também com a bancada federal de Santa Catarina, tanto na Câmara quanto no Senado. O objetivo é auxiliar o Governo Federal para que os serviços de ampliação da capacidade da principal rodovia do Vale ganhem mais agilidade.

“No caso da BR-470, o Estado utilizaria recursos próprios, por meio de um convênio (com o Governo Federal). O Estado poderia fornecer os valores para acelerar a obra em algum dos lotes, enquanto a União poderia focar em outra parte. Vamos estudar esse modelo juntamente com a nossa bancada federal, que é parceira no direcionamento de emendas, para investir nesta rodovia tão importante para os catarinenses”, afirmou o governador ao fim da audiência.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas destacou que a proposta é muito bem-vinda. Ele ressaltou que já há parcerias como essa ocorrendo em outras unidades da federação, como o Paraná.

“É uma ideia que agrada bastante. Essa proposta é muito bem recebida. Isso nos dá uma perspectiva de aumento do fôlego financeiro, que é o que nós precisamos para avançar mais na execução física. Estabelecemos como prioridade para Santa Catarina neste ano as BRs 280, 470 e 163. Queremos avançar a passos largos na duplicação da BR-470, de Navegantes a Blumenau, e será muito mais fácil de cumprir nosso objetivo se tivermos esse apoio”, destacou o ministro.

O governador lembrou ainda que o Estado já vem investindo na duplicação do trecho estadualizado da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. Sobre a BR-163, o chefe do Executivo estadual se colocou à disposição para ajudar como for possível na revitalização do trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Outros destaques da reunião

Com quase duas horas de duração, a reunião teve também a presença dos secretários de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, da Fazenda, Paulo Eli, e da Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino. O governador Carlos Moisés também discutiu sobre a situação dos portos catarinenses e a possibilidade de aumentar os investimentos privados no sistema portuário. Também foi debatida a situação da rede ferroviária de Santa Catarina.

“A infraestrutura é nossa prioridade número um. Com ela caminhando bem, todas as outras áreas de atuação do Estado – como Saúde, Educação Segurança – também vão avançar, pois conseguiremos manter a nossa arrecadação e atrair a iniciativa privada para investir, em um ambiente adequado, para a nossa economia crescer”, destaca o governador.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, outra boa notícia é que o Estado vai contratar o projeto para recuperação do trecho sul da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, pois o processo de federalização não tem prazo para ser concluído por parte do Governo Federal.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Caminhões não podem entrar em Porto Belo pela via principal

O Governo do Município de Porto Belo através do Decreto Nº 2.701, delimita o acesso de caminhões de grande porte ao Município. Considerando que o acesso principal do Município, pela Avenida Governador Celso Ramos através […]

Geral

SC contrata os primeiros 20 leitos de UTI na rede privada

Os leitos ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde

Geral

VÍDEO: Cobra caninana de quase 2 metros é encontrada no quintal de residência em SC

Cobra tenta subir pela parede para fugir, mas é capturada por biólogo

Geral

Casal esquece de pagar bilhete de loteria e perde R$ 1,4 bilhão em sorteio

A notícia de que o pagamento do bilhete não havia sido gerado foi certificada pela própria loteria

Geral

Família catarinense pede ajuda para cirurgia em menino de 10 anos que pesa quase 200kg

Mesmo seguindo dietas recomendadas e tentando um tratamento com medicação, a mãe conta que o peso do filho segue aumentando

Mais notícias

Segurança

Caminhoneiro bate em motocicleta e dirige com moto grudada no para-choque e motociclista agarrado na porta

O caminhão teria passado por cima da mulher e a moto ficou presa na frente da carreta

Brasil

Piloto é encontrado vivo quase 40 dias depois de desaparecer com avião

O monomotor teria decolado no dia 28 de janeiro da cidade de Alenquer, no Oeste do Pará, com destino a um garimpo