keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Ecoponto para descarte de resíduos recicláveis é inaugurado em São José

O equipamento é gerenciado pela empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa do consórcio responsável pela coleta de resíduos no município.

X
Foto: Divulgação

Foi inaugurada nesta quinta-feira (22), a segunda unidade de Ecoponto em São José. Localizado na Praça Adriano de Farias, no bairro Forquilhinha, o Ecoponto vai receber resíduos recicláveis como papel, plástico, metal e vidro. O equipamento é gerenciado pela empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa do consórcio responsável pela coleta de resíduos no município.

A instalação do equipamento visa facilitar a adesão da população à coleta seletiva. “O Ecoponto é mais uma iniciativa que vem contribuir com os cuidados da cidade. Nosso objetivo é incentivar para que a população utilize da melhor maneira esse equipamento que foi instalado em local estratégico”, assinala o prefeito Orvino, lembrando que o outro Ecoponto está localizado na Avenida Beira-Mar de São José, próximo à Olaria Beiramar.

No bairro Forquilinha, a população poderá utilizar o Ecoponto 24 horas pelas portinholas que ficarão abertas, permitindo o recebimento do material em qualquer horário. A unidade conta ainda com atendimento presencial, que acontece de segunda a sábado, das 10h40min às 13h e das 14h às 19h. No local haverá um funcionário da empresa para receber os materiais, tirar dúvidas e repassar informações.

A Secretaria de Infraestrutura lembra que os recicláveis devem estar limpos, sem resíduos, e secos para o descarte no Ecoponto. Os resíduos descartados no local serão transportados e doados pelos caminhões da coleta seletiva da Ambiental às Cooperativas e Associações de Reciclagens da Acareli (Sertão do Maruim), ARM (Picadas do Sul), Plasani (Área Industrial), Elorecicla (Areias) e Zeitz (Forquilhas).

O secretário de Infraestrutura, Pedro Paulo Duarte da Silva, explica que a proposta é engajar a sociedade na questão do descarte correto do lixo. “O espaço é para o interesse e engajamento da população nas questões de preservação ambiental, descartando adequadamente os resíduos, auxiliando na limpeza urbana e fomentando o espírito coletivo”, ressalta Pedro Paulo.

Não são recebidos no Ecoponto resíduos como pilhas, lâmpadas e baterias, pois são resíduos que utilizam materiais tóxicos e, por lei, estão sujeitos a logística reversa, ou seja, o estabelecimento que vende é obrigado a receber o produto após sua vida útil para descartá-los de forma especializada.

Estiveram presentes na abertura do ecoponto o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho; o superintendente adjunto da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agostinho Mignoni Júnior; o diretor operacional da Secretaria de Infraestrutura, Valdenir Israel da Cunha; e o diretor geral de Projetos, Julio Cézar da Silva.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Água tratada beneficia turismo gastronômico em Bombinhas

Águas de Bombinhas sempre orienta para que os estabelecimentos comerciais mantenham em dia a limpeza das caixas d´água

Utilidade Pública

Rede de Esgoto traz benefícios à saúde e à qualidade de vida

Com foco no aprimoramento dos serviços diretamente relacionados à saúde e à qualidade de vida dos cidadãos, a Águas de Penha trabalhar para implantar o sistema de coleta e tratamento de esgoto do município

Utilidade Pública

Águas de Camboriú garante padrões de potabilidade na distribuição de água para a população

Embora tenhamos muita água em mares, oceanos, rios e geleiras, apenas 0,27% da água está disponível para consumo humano

Utilidade Pública

Selo Empresa Amiga da Juventude é aprovado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

O selo tem a finalidade de incentivar empresas instaladas na cidade a proporcionarem condições de acessibilidade ao primeiro emprego aos jovens matriculados na rede pública de ensino de Balneário Camboriú.

Utilidade Pública

Água tratada traz benefícios para a população de Penha

A água tratada é um produto importante e essencial para a vida humana

Mais notícias

Geral

VÍDEO: Luta entre “homem-aranha e dinossauro” durante vacinação chama atenção em SC

Briga’ foi flagrada na noite de domingo (16), por um morador que havia levado o pai para vacinar

Segurança

Polícia recupera R$15 mil em mercadorias furtadas de hospedagem

A ação policial foi das Delegacias da Comarca de Ituporanga e do município de Vidal Ramos