keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Ecoponto de Itajaí recebeu mais de 250 m³ de recicláveis em 2022

Estrutura também registrou aumento nos descartes no mês de abril, com um montante de 71,64 m³ de resíduos recebidos

WhatsApp Image 2022 05 10 at 09.11.09 1 Visor Notícias
Divulgação/Marcos Porto

O Ecoponto de Itajaí recebeu neste ano 258,84 m³ de resíduos recicláveis descartados pela população. O montante representa 75% do total recebido pela estrutura no ano passado e o melhor resultado de 2022. Em abril, o espaço também registrou aumento de quase 10% nos descartes de recicláveis: foram recebidos 71,64 m³ de resíduos contra 66 m³ do mês anterior.

Entre os principais itens recebidos pelo Ecoponto de Itajaí, no mês passado, estão os resíduos de plástico (31,44 m³) e papel (22,8 m³), que tiveram aumento nos quantitativos em relação a março. O descarte de eletroeletrônicos foi outro destaque de abril com 522,8 quilos recolhidos e crescimento de 44% nos descartes da população no comparativo com o mês anterior.

Também foram entregues na estrutura, em abril, 32,05 quilos de pilhas e baterias, 132 lâmpadas fluorescentes, 31,75 quilos de tampinhas de plástico, entre outros resíduos.

“Abril foi o melhor mês de 2022 e a expectativa é que continuemos nesse ritmo de crescimento e envolvimento da população com a reciclagem de resíduos, principalmente com as ações que serão desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente deste ano”, destaca a coordenadora do Programa Recicla Itajaí, responsável pelo Ecoponto, Mauana Radavelli.

Ecoponto 24 horas

Iniciativa do programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí, o Ecoponto da cidade funciona 24 horas, todos os dias da semana. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

O espaço recebe vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias.

Os materiais descartados no local são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa AmbyService (descontaminação de pilhas e lâmpadas) e a ONG Amor Animal (tampinhas). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias