keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Economia bombando: Vendas no varejo registram aumento em SC e superam média nacional

Estado teve um aumento de 2,2% nas vendas do varejo ampliado em julho

imagem mostra pessoa de relance carregando sacolas de compra enquanto ao fundo aparece uma vitrine de loja com um manequim masculino
Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo/ Secom

Santa Catarina registrou um aumento de 2,2% nas vendas do varejo ampliado em julho, contrastando com a queda nacional de 0,3%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE. O estado também mostrou crescimento em relação ao mesmo período do ano passado e no acumulado anual.

Nos acompanhe pelo Instagram

A pesquisa mensal PMC do IBGE considera, para o varejo ampliado, categorias como veículos, peças, motocicletas, materiais de construção, além do atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo. O levantamento indica que Santa Catarina avançou 4,3% em vendas, em volume, em comparação com julho de 2022.

O crescimento não foi apenas mensal. Os números mostram que o estado teve uma expansão de 4,1% no acumulado do ano, considerando o período de janeiro a julho. No cenário nacional, o comércio catarinense cresceu 3,1% nos últimos 12 meses, enquanto o Brasil marcou um aumento de 2,3%.

Vários setores comerciais em Santa Catarina registraram aumentos expressivos em julho deste ano, se comparado com o mesmo período de 2022. Entre eles, o atacado de alimentos teve o maior crescimento, com uma taxa de 32,7%.

Outros setores que apresentaram expansão incluem equipamentos de escritório e eletrônicos, com um aumento de 13,6%, seguido por veículos e peças com 7,4%. Hipermercados, supermercados, bebidas e fumo também viram um aumento, embora menor, de 2,2%, assim como produtos farmacêuticos, que cresceram 1,5%.

Entretanto, nem todos os setores tiveram bons resultados. Os números revelam quedas em áreas como móveis e eletrodomésticos, que diminuíram 11,6% nas vendas, e materiais de construção, que caíram 8,9%.

Outros setores que enfrentaram retração foram artigos pessoais e domésticos, com uma redução de 7,2%, seguido de vestuário e calçados com 4,9%, e livros, jornais e papelaria com 4,4%. O setor de combustíveis e lubrificantes também viu uma queda, com uma taxa de -2%.

Apesar das adversidades no cenário econômico nacional, como juros elevados e inflação, Santa Catarina sinaliza um crescimento acima da média do país para o segundo semestre deste ano. Em julho, o setor de atacado se destacou como uma área em ascensão.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Estela Benetti/NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Governo do Estado publica regulamentação do Pronampe Santa Catarina

Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) será responsável pela operacionalização dos recursos, com apoio de parceiros estratégicos

Economia

Hyundai é mais uma gigante do setor automotivo que pode operar no Porto de Itajaí

Terminal já recebeu operações da General Motors (GM) e atualmente trabalha com a BMW

Economia

Proposta de aumento em 6% no salário mínimo regional está em trâmite na Alesc

Caso aprovada, será pago retroativo a 1º de janeiro deste ano

Economia

Empresa de SC irá abrir porto seco no Paraná com investimento de R$ 500 milhões

A infraestrutura contará com 600 metros quadrados destinados a uma câmara fria especializada no armazenamento de carnes e três docas

Mais notícias