keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dois filhotes de toninha são encontrados mortos com sinais de asfixia em SC

Dois filhotes toninha (Pontoporia blainvillei) foram encontrados mortos na Praia da Joaquina, em Florianópolis durante o domingo (11). O primeiro animal foi encontrado pela equipe da R3/Animal. O segundo foi através de informações repassadas pelo […]

hs Visor Notícias
Foto: R3/Animal

Dois filhotes toninha (Pontoporia blainvillei) foram encontrados mortos na Praia da Joaquina, em Florianópolis durante o domingo (11). O primeiro animal foi encontrado pela equipe da R3/Animal. O segundo foi através de informações repassadas pelo telefone por banhistas.  

Os animais foram recolhidos pela técnica de monitoramento Amanda Fernandes e o monitor Rodrigo Tiburski e levados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). As duas toninhas mediam 78 centímetros e 85 centímetros de comprimento.

Nesta segunda-feira (12), os resultados da necropsia apontaram para possível causa da morte asfixia/afogamento. Ambas as toninhas tinham marcas, provavelmente causada pela captura incidental, a chamada bycatch, mesmo não sendo alvo de pesca, os animais acabam capturados sem intenção. As capturas incidentais (bycatch) são as principais causas de morte da espécie. A mortalidade em redes de pesca costeiras, principalmente de emalhe, é registrada há mais de meio século, no Brasil, Uruguai e Argentina.

Segundo a presidente da R3 Animal, médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, a equipe ficou chocada, mesmo acostumada à essas situações, pois as duas toninhas eram filhotes e ainda tinham leite no estômago.  A toninha (Pontoporia blainvillei) é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no Atlântico Sul. Ela ocorre apenas no Brasil, Uruguai e Argentina.

Sua característica mais marcante é seu rostro extremamente comprido e fino, com uma testa bulbosa. A toninha é um dos menores cetáceos, podendo atingir até 1,70m, costuma viver em pequenos grupos de dois a cinco animais e tem um comportamento muito discreto, o que a torna muito difícil de ser avistada no ambiente marinho. Ela ocorre em regiões costeiras e se alimenta de peixes, cefalópodes e crustáceos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Mais notícias

Segurança

Denúncia de racismo em terminal de ônibus causa prisão de idosos em Joinville

Os idosos teriam utilizado termos racistas contra adolescentes negros

Cotidiano

Saiba quais alterações ainda podem ser feitas no título de eleitor para as eleições de 2024

Eleitores têm até o dia 08 de maio para regularizar o título de eleitor