keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Dois empresários são condenados por fraude em licitação em SC

Dupla manipulou valores de orçamentos para favorecer empresa em concurso público

WhatsApp Image 2023 09 18 at 16.59.01 1 e1695069201513 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Dois empresários foram condenados por fraudar o caráter competitivo de uma licitação para a realização de concurso público no município de Presidente Castello Branco, no Oeste de Santa Catarina. A condenação foi determinada pela Vara Criminal da Comarca de Concórdia e acolheu integralmente a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), apresentada pela 4ª Promotoria de Justiça. A fraude ocorreu ainda na fase preliminar do certame, em 2015.

Edson Antônio Cassiano, da Sigma Consultoria, e Georgeo Almeida, da empresa Aprender.com, trocaram e-mails combinando os valores que seriam apresentados à Administração Pública como cotações de preço. O objetivo era manipular o valor de referência do edital, favorecendo a empresa de Edson na fase competitiva da licitação. Os dois receberam penas de detenção, substituídas por prestação de serviços comunitários e pagamento de um salário mínimo ao Fundo de Transações Penais.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), os réus integravam um esquema recorrente de fraudes em processos licitatórios de concursos públicos em diversos municípios. A prática, conhecida como ajuste prévio de propostas, viola os princípios da competitividade e da legalidade nos contratos públicos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

FOTOS: Polícia Civil realiza operação em fazenda para capturar foragido por feminicídio em SC

Foragido pode estar escondido com auxílio de terceiros e utilizando documentos falsos

Segurança

Criança de 4 anos morre após ser esquecida em carro em SC

Menino foi encontrado sem vida na tarde desta sexta-feira (25)

Segurança

Defensivo altamente tóxico é apreendido em operação em SC

Ação em propriedade rural também apurou suspeita de tráfico de animais

Mais notícias

Eventos

Itapema encerra comemorações dos 63 anos neste fim de semana

Encontro dos Amigos e programação de Páscoa marcam o encerramento das festividades de aniversário da cidade, que completou 63 anos na segunda-feira (21)

Segurança

FOTOS: Polícia Civil realiza operação em fazenda para capturar foragido por feminicídio em SC

Foragido pode estar escondido com auxílio de terceiros e utilizando documentos falsos