keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Documentário do grupo de Boi de Mamão de Itapema será lançado na Câmara de Vereadores

Filme conta a história do grupo de Boi de Mamão Raiz da Terra, o mais antigo de Itapema

Grupo de Boi de Mamaos Raiz da Terra 768x576 1 Visor Notícias
Silvio Matheus

O plenário da Câmara de Itapema foi o palco escolhido para o lançamento do documentário “Raiz da Terra”, que retrata a história e a cultura do grupo de Boi de Mamão que leva o mesmo nome da produção. A primeira exibição acontece nesta terça, 24/05, ao final da Sessão Ordinária desta noite, que tem início ás 19h e transmissão ao vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo.

O projeto audiovisual foi coordenado por Vanessa Correia, responsável pelo grupo, e pelo jornalista Silvio Matheus Caetano, diretor e editor do material. Ela conta que o documentário só foi possível graças a conquista do Boi de Mamão Raiz da Terra, que foi contemplado com verba do projeto “Boi de Mamão, preservação da Cultura local”, da Lei Aldir Blanc. Segundo ela, o filme retrata a história do grupo de Boi de Mamão de Itapema Raiz da Terra, e traz detalhes desta tradição açoriana que atravessa gerações e faz parte da cultura de Itapema.

Vanessa destaca o cunho educativo do material, que é de domínio público e vai ser entregue para toda a rede municipal de ensino de Itapema, para o registro histórico e disseminação dessa manifestação folclórica típica do nosso litoral catarinense. “A ideia também é levar esse material para fora de Itapema, onde formos nos apresentar, levando a cultura da nossa cidade para diversos lugares”, conta.

Vereador entrega Moção de Congratulações ao grupo

A noite de comemoração conta, ainda, com uma homenagem prestada pelo vereador Alexandre Xepa (Progressistas) aos integrantes do grupo, que mantém viva a brincadeira do boi de mamão em Itapema. O cantador Silvio Valmor Vieira, os tamboristas Vilmar Bento (Mazinho) e Genesio Santana (Batata), o gaiteiro Osmar Godois (Chico), receberão Moção de Congratulações do Legislativo. A coordenadora Vanessa Correia e o jornalista Silvio Matheus Caetano também serão homenageados.

O documentário “Raiz da Terra” também vai ficar disponível no canal do Youtube da Câmara de Itapema.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Cantora Simone Mendes se apresenta hoje no Festival do Mar em Bombinhas

Confira as atrações do evento, que vai até domingo (21)

Cultura e Lazer

Em grande fase, Simone Mendes se apresenta no Festival do Mar nesta quinta-feira

Simone é uma das cantoras mais populares do Brasil, com 12 milhões de ouvintes mensais no Spotify

Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Cultura e Lazer

Conheça uma das maiores tirolesas das Américas que cruza os céus de cidade do RS

Construída no município de Feliz, a 84 km de Porto Alegre, a tirolesa passa por cima das casas da cidade de 13,7 mil habitantes

Mais notícias

Segurança

Homem espancado consegue falar com SAMU e morre em seguida

A vítima foi encontrada em estado grave no Bairro Monte Cristo, em Florianópolis, por volta das 2h50

Eventos

Congresso sobre o futuro do setor portuário ocorre em Balneário Camboriú

O 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário, está agendado para os dias 2 e 3 de maio