keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Documentário do grupo de Boi de Mamão de Itapema será lançado na Câmara de Vereadores

Filme conta a história do grupo de Boi de Mamão Raiz da Terra, o mais antigo de Itapema

Silvio Matheus

O plenário da Câmara de Itapema foi o palco escolhido para o lançamento do documentário “Raiz da Terra”, que retrata a história e a cultura do grupo de Boi de Mamão que leva o mesmo nome da produção. A primeira exibição acontece nesta terça, 24/05, ao final da Sessão Ordinária desta noite, que tem início ás 19h e transmissão ao vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo.

O projeto audiovisual foi coordenado por Vanessa Correia, responsável pelo grupo, e pelo jornalista Silvio Matheus Caetano, diretor e editor do material. Ela conta que o documentário só foi possível graças a conquista do Boi de Mamão Raiz da Terra, que foi contemplado com verba do projeto “Boi de Mamão, preservação da Cultura local”, da Lei Aldir Blanc. Segundo ela, o filme retrata a história do grupo de Boi de Mamão de Itapema Raiz da Terra, e traz detalhes desta tradição açoriana que atravessa gerações e faz parte da cultura de Itapema.

Vanessa destaca o cunho educativo do material, que é de domínio público e vai ser entregue para toda a rede municipal de ensino de Itapema, para o registro histórico e disseminação dessa manifestação folclórica típica do nosso litoral catarinense. “A ideia também é levar esse material para fora de Itapema, onde formos nos apresentar, levando a cultura da nossa cidade para diversos lugares”, conta.

Vereador entrega Moção de Congratulações ao grupo

A noite de comemoração conta, ainda, com uma homenagem prestada pelo vereador Alexandre Xepa (Progressistas) aos integrantes do grupo, que mantém viva a brincadeira do boi de mamão em Itapema. O cantador Silvio Valmor Vieira, os tamboristas Vilmar Bento (Mazinho) e Genesio Santana (Batata), o gaiteiro Osmar Godois (Chico), receberão Moção de Congratulações do Legislativo. A coordenadora Vanessa Correia e o jornalista Silvio Matheus Caetano também serão homenageados.

O documentário “Raiz da Terra” também vai ficar disponível no canal do Youtube da Câmara de Itapema.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Vídeo: Catarinense sósia de Marília Mendonça grava música inédita da Rainha da Sofrência

Juliana foi filmada pela primeira vez em um ponto de ônibus de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina e mãe da cantora entrou em contato com ela

Cultura e Lazer

Coral de crianças e adolescentes indígenas faz apresentação gratuita em Florianópolis

Grupo da Aldeia Tekoá Vya, de Major Gercino, vai visitar a exposição Yvyrupá Território do fotógrafo Radilson Carlos Gomes no MIS/SC

Cultura e Lazer

Feira levou expositores e muita música para a Praça da Paz de Itapema

A Praça da Paz ficou lotada durante o período de duração da feira

Cultura e Lazer

Festa do Peixe deve distribuir 10 toneladas de pescado em Itajaí

Evento encerra as comemorações dos 162 anos de Itajaí

Cultura e Lazer

Feira Internacional da Música do Sul terá etapa catarinense em Itajaí

Boletim Epidemiológico confirma ainda 211 casos da doença em 2022, uma redução de 40% em relação ao ano passado

Mais notícias

Saúde

Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37

No estado do Rio, há seis pacientes com a doença

Geral

Piçarras abre inscrições para casamento coletivo

Evento para 30 casais acontece em dezembro