keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Diretoria de Vigilância alerta sobre riscos de manter contato direto com morcegos em SC

A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta aproximadamente 100 % de letalidade

shutterstock 327870326 Visor Notícias
Foto: Banco de imagens

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) orienta os moradores do estado a não se aproximarem de animais silvestres, entre eles os morcegos. Isso porque esses animais podem estar contaminados com o vírus da raiva.

“Recebemos frequentemente relatos de pessoas que cuidam de morcegos e alimentam esses animais ao pensarem que estão machucados. Isso é perigoso. Nosso alerta é que mesmo que o animal esteja no chão, sem sinais de adoecimento ou ferimento, é muito importante que as pessoas não toquem e nem tentem mexer nesse animal”, explica Alexandra Schlickmann Pereira, médica veterinária da DIVE/SC.

Em Florianópolis, no sul da ilha, um desses casos foi notificado dia 22 de março. Uma moradora resgatou um morcego, que ela acreditava estar machucado e alimentou o animal. “O que aconteceu foi que o morcego estava positivo para raiva e ela precisou receber soro e vacinas para prevenir contra a doença”, alerta Ivânia Folster, gerente de zoonoses da DIVE/SC.

Prevenção
A orientação da DIVE/SC é que a população ao se deparar com um morcego no quintal ou na residência isole o animal com um pano, balde ou caixa, e entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses do seu município. “Eles fazem a retirada do animal e os encaminhamentos necessários”, destaca a médica veterinária.

Se uma pessoa for mordida ou entrar em contato direto com morcego ou por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, uma unidade de saúde para receber atendimento médico. A vacinação dos animais domésticos é a única forma de proteção contra a raiva. “Procure um veterinário de confiança e vacine anualmente cães e gatos com a vacina antirrábica. Ela protege seu animal contra a doença”, salienta Alexandra.

Raiva humana
Santa Catarina registrou o último caso de raiva humana em 2019. Uma mulher, de 58 anos, residente em área rural do município de Gravatal. Porém, ela não procurou atendimento em tempo oportuno e faleceu. A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta aproximadamente 100 % de letalidade

É uma zoonose que tem como hospedeiro, reservatório e transmissor o animal infectado pelo vírus da raiva que transmite a doença aos humanos através de mordedura, arranhadura e ou lambedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão:

• Urbano: cujos principais reservatórios são os cães e gatos;

• Silvestre: ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Suspeita de invasão cibernética faz PF suspender agendamento de passaportes online

Os agendamentos que já haviam sido realizados antes da suspensão serão atendidos sem alterações, seguindo a data e o horário previstos

Utilidade Pública

VÍDEO: Secretário da Assistência Social e Lazer de Itapema fala sobre campanha Rugido do Bem

Eduardo Forgiarini ressalta a importância da destinação de parte do IR às crianças e adolescentes

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

Bolão de Joinville ganha R$ 770 mil na Lotofácil

Outras cidades de SC também tiveram ganhadores: Blumenau, Florianópolis, Navegantes, Criciúma e Lages

Mais notícias

Segurança

Jovens com passagens policiais são alvos de tiros em Joinville

As identidades dos atiradores ainda não foram confirmadas

Segurança

Abordagem em Tijucas resulta na apreensão de quase três kg drogas

O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Itapema