keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Diretoria de Vigilância alerta sobre riscos de manter contato direto com morcegos em SC

A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta aproximadamente 100 % de letalidade

X
Foto: Banco de imagens

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) orienta os moradores do estado a não se aproximarem de animais silvestres, entre eles os morcegos. Isso porque esses animais podem estar contaminados com o vírus da raiva.

“Recebemos frequentemente relatos de pessoas que cuidam de morcegos e alimentam esses animais ao pensarem que estão machucados. Isso é perigoso. Nosso alerta é que mesmo que o animal esteja no chão, sem sinais de adoecimento ou ferimento, é muito importante que as pessoas não toquem e nem tentem mexer nesse animal”, explica Alexandra Schlickmann Pereira, médica veterinária da DIVE/SC.

Em Florianópolis, no sul da ilha, um desses casos foi notificado dia 22 de março. Uma moradora resgatou um morcego, que ela acreditava estar machucado e alimentou o animal. “O que aconteceu foi que o morcego estava positivo para raiva e ela precisou receber soro e vacinas para prevenir contra a doença”, alerta Ivânia Folster, gerente de zoonoses da DIVE/SC.

Prevenção
A orientação da DIVE/SC é que a população ao se deparar com um morcego no quintal ou na residência isole o animal com um pano, balde ou caixa, e entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses do seu município. “Eles fazem a retirada do animal e os encaminhamentos necessários”, destaca a médica veterinária.

Se uma pessoa for mordida ou entrar em contato direto com morcego ou por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, uma unidade de saúde para receber atendimento médico. A vacinação dos animais domésticos é a única forma de proteção contra a raiva. “Procure um veterinário de confiança e vacine anualmente cães e gatos com a vacina antirrábica. Ela protege seu animal contra a doença”, salienta Alexandra.

Raiva humana
Santa Catarina registrou o último caso de raiva humana em 2019. Uma mulher, de 58 anos, residente em área rural do município de Gravatal. Porém, ela não procurou atendimento em tempo oportuno e faleceu. A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta aproximadamente 100 % de letalidade

É uma zoonose que tem como hospedeiro, reservatório e transmissor o animal infectado pelo vírus da raiva que transmite a doença aos humanos através de mordedura, arranhadura e ou lambedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão:

• Urbano: cujos principais reservatórios são os cães e gatos;

• Silvestre: ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

São José acrescenta “Maio Roxo” no calendário oficial da cidade

Uma das ações previstas na lei é a iluminação dos prédios públicos e privados da cidade, que poderão ser iluminados com a cor roxa para chamar a atenção da população para a conscientização às DII.

Utilidade Pública

Coleta seletiva de Bombinhas tem nova rota a partir de segunda-feira

Os moradores devem deixar os materiais para descarte no dia da coleta no seu bairro, próximo do horário em que o caminhão passa pela rua.

Utilidade Pública

Saída da BR-101 que dá acesso a BC será bloqueada na noite de segunda

A saída que será fechada dá acesso a Balneário Camboriú para quem vem pelo sul.

Utilidade Pública

Estudantes e profissionais de saúde podem participar da 7ª Semana de Enfermagem da Unimed Litoral

As inscrições são gratuitas e a programação da Semana de Enfermagem, 100% virtual, prevê cinco palestras técnicas produzidas localmente e outras duas em integração com a Associação Brasileira de Enfermagem

Utilidade Pública

Balneário Camboriú passa a divulgar despesas com publicidade em meio eletrônico por orientação do MPSC

Agora, no Portal da Transparência é possível encontrar os dados por campanha, com veículos de comunicação contratados e o valor individualizado destinado a cada um deles.

Mais notícias

Política

Paulinho apresenta projetos de mobilidade e turismo de Bombinhas para líder do governo Bolsonaro na Câmara

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir