keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Dias sem sol e mais frios: La Ninã vai interferir no verão de Santa Catarina

Os dias sem sol tem deixado turistas e moradores do litoral revoltados, já que em outros anos o calor já estaria bem mais presente

pessoa com guarda chuva vista de dentro de uma janela com gotas de chuva e tempo fechado
Foto: Reprodução

O verão pode ter chuva de normal a acima da média no litoral Catarinense e no Vale do Itajaí. É o que garante a previsão trimestral da Epagri Ciram, divulgada no final de outubro e explica um pouco as últimas semanas de chuva e temperatura mais amena registradas na região. Os dias sem sol tem deixado turistas e moradores do litoral revoltados, já que em outros anos o calor já estaria bem mais presente. Isso sem contar que, com avanço da vacinação contra a Covid-19, muita gente está só esperando o sol aparecer para aproveitar as praias e os espaços ao ar livre.

Segundo o boletim da Epagri Ciram, o fenômeno La Niña mantém a chuva mal distribuída, com dias mais ensolarados do Oeste ao Planalto. A circulação marítima (transporte de umidade do mar para continente) e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) na altura de SP favorecem dias com mais nebulosidade e chuva frequente no Litoral e Vale do Itajaí. A incidência ainda deve ser maior em janeiro.

Há destaque no trimestre para os temporais ocorrem com mais intensidade, com granizo e ventania. Por vezes a chuva ocorre com totais mais significativos em curto intervalo de tempo. Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

“Durante o trimestre, os episódios de precipitação ocorrem normalmente associados à passagem de frentes frias pelo litoral e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste”, explica o documento.

Geada fora de época

No trimestre a previsão, segundo a Epagri, é de temperatura na média climatológica em SC. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer podem provocar episódios isolados, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Mas, no decorrer de novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras.

A previsão trimestral é assinada pelas meteorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima
Veja no link:

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Confira a previsão do tempo para o feriadão de Páscoa em Santa Catarina

A Defesa Civil adverte que o tempo reserva uma mescla, com períodos de sol e pancadas de chuva, acompanhe:

Tempo

Depois de 20 anos Furacão Catarina pode retornar?

O dia 27 de março ficou marcado pelos catarinenses; especialista revela se há chances do fenômeno acontecer novamente

Tempo

Dias com temperaturas agradáveis são esperados para o Litoral Norte

Segundo o Clima Tempo, as chuvas em quantidades significativas retornam em Abril

Tempo

Tempo ensolarado predomina no domingo em SC; confira as temperaturas por região:

Apesar da predominância de sol durante o dia, o domingo pode trazer chuvas isoladas para Litoral Norte; o calor volta na segunda-feira

Mais notícias

Segurança

Carro roubado e com placas clonadas é recuperado pela PRF em SC

Os agentes da PRF abordaram os ocupantes do veículo nesta quarta-feira (27) na BR-101

Inusitado

Ilha próxima ao centro de Florianópolis está a venda por R$29,9 milhões

A ilha já possui uma casa com quatro suítes em um cenário paradisíaco