keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dia do Surdo: Unimed Litoral reforça importância da inclusão no ambiente de trabalho

Neste sábado, 26 de setembro, é o Dia do Surdo, data que a Unimed Litoral considera importante para relembrar o valor da inclusão no ambiente de trabalho. Alguns colaboradores da Unimed Litoral contam como isso […]

X

Neste sábado, 26 de setembro, é o Dia do Surdo, data que a Unimed Litoral considera importante para relembrar o valor da inclusão no ambiente de trabalho.

Alguns colaboradores da Unimed Litoral contam como isso acontece na prática, especialmente em um momento ainda mais desafiador para a comunicação, devido ao uso de máscaras.

Além de oferecer o melhor cuidado para seus clientes, a Unimed Litoral também se preocupa em proporcionar oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência (PCD) e agora na pandemia vem adaptando a rotina para garantir que isso continue acontecendo.

Samara Benvenutti, que atua no administrativo do Hospital Unimed, está na empresa há oito anos. Sua deficiência é auditiva bilateral e foi adquirida no decorrer da vida. “É algo invisível. É necessário sempre explicar a situação, e aprender a lidar melhor, pois é um processo contínuo”, pontuou.

Apesar dos desafios, como agora, em que o uso de máscaras exige uma readaptação, ela relata que sempre foi muito bem tratada e respeitada pelos colegas e líderes.

“Penso que a Unimed Litoral oferece muitas oportunidades de desenvolvimento e isso não somente para PCD, mas também de maneira geral; sempre acreditando nas pessoas, acreditando que é possível”, afirma Samara.

No setor financeiro também houve adaptação, com a colaboradora Ana Luísa Pompeo que está na empresa há nove anos e no momento encontra-se em licença maternidade.

Jhonathan Szenczuk, coordenador do setor, explica que durante a pandemia essa colaboradora trabalhou de forma remota sem prejudicar a rotina, pois a comunicação com ela já era feita basicamente por mensagens internas.

“De início o que ajudou foi o interesse de uma amiga em querer se comunicar comigo. Neste tempo fiz, para quem tivesse interesse, cursos de LIBRAS para os departamentos. A escrita ajuda também quando quero comunicar algo”, comenta Ana Luisa, destacando que a empresa proporciona treinamentos que ajudam muito na integração e na inclusão.

A coordenadora de Serviços, Claudia Soares, relata que desde a chegada do colaborador Eduardo Schweigert ao setor de Logística em 2013, como auxiliar administrativo, houve várias adaptações para melhorar a comunicação e também dar autonomia e incentivo a ele.
Toda a equipe passou a receber aulas de LIBRAS, a Língua Brasileira dos Sinais, com dinâmicas uma vez por semana.

Além da iniciativa da própria Unimed, o ambiente também acaba favorecendo o desenvolvimento individual. “Exemplo do colaborador Rodrigo Goulart que ao iniciar seu trabalho no setor de Logística, em 2019, para facilitar seu diálogo com o colaborador Eduardo, adquiriu o livro de Língua Brasileira de Sinais”, lembra a coordenadora.

Claudia destaca ainda que no dia a dia, as funções são adaptadas respeitando as limitações, mas sempre incentivando o desenvolvimento do colaborador através de desafios.

O PRIDE

Com objetivo de trazer mais equidade ao ambiente de trabalho, desde 2013 a Unimed Litoral mantém o PRIDE, Programa de Inclusão da Diversidade.

Segundo Fernanda Lemes, analista de processos e sustentabilidade, o PRIDE nasceu com o objetivo principal da inclusão de colaboradores PCD, preparando os setores para a sua chegada.

Com o tempo, o programa se expandiu, abrangendo mais pautas e passando a fazer parte da rotina dos colaboradores, através de workshops, aulas de libras e outras campanhas internas de conscientização cujos benefícios se espalham pelas famílias e comunidade.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Boto-cinza encalha morto na Beira Mar Norte em Florianópolis

Um boto-cinza (Sotalia guianensis) encalhou morto na Beira Mar Norte, em Florianópolis, na manhã deste sábado, 16. A equipe da R3 Animal foi acionada e, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de […]

Geral

Serra do Rio do Rastro está temporariamente interditada para obras de contenção

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) segue com as obras de contenção de encosta na SC-390, a Serra do Rio do Rastro. A rodovia está interditada temporariamente em função da continuidade dos […]

Geral

Matrículas online para Ensino Fundamental da Rede Municipal iniciam dia 18

Na próxima segunda-feira (18) iniciarão as inscrições para matrículas de novos alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Para garantir a segurança dos pais e responsáveis em tempos de pandemia, […]

Geral

Mulher que difamou ONG de proteção aos animais em rede social pagará danos morais

No dia 31 de agosto de 2019, a mulher adotou um filhote de cachorro e, na ocasião, assinou um termo de responsabilidade pelo animal. Consta nos autos que o documento informava que o filhote ainda […]

Geral

MPSC recebe as informações sobre fiscalizações de festas e eventos de final de ano

Registros serão enviados às Comarcas para a análise das Promotorias de Justiça e avaliação sobre a necessidade de instauração de procedimentos para apurar os casos

Mais notícias