keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dia do Surdo: Unimed Litoral reforça importância da inclusão no ambiente de trabalho

Neste sábado, 26 de setembro, é o Dia do Surdo, data que a Unimed Litoral considera importante para relembrar o valor da inclusão no ambiente de trabalho. Alguns colaboradores da Unimed Litoral contam como isso […]

image 2 Visor Notícias

Neste sábado, 26 de setembro, é o Dia do Surdo, data que a Unimed Litoral considera importante para relembrar o valor da inclusão no ambiente de trabalho.

Alguns colaboradores da Unimed Litoral contam como isso acontece na prática, especialmente em um momento ainda mais desafiador para a comunicação, devido ao uso de máscaras.

Além de oferecer o melhor cuidado para seus clientes, a Unimed Litoral também se preocupa em proporcionar oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência (PCD) e agora na pandemia vem adaptando a rotina para garantir que isso continue acontecendo.

Samara Benvenutti, que atua no administrativo do Hospital Unimed, está na empresa há oito anos. Sua deficiência é auditiva bilateral e foi adquirida no decorrer da vida. “É algo invisível. É necessário sempre explicar a situação, e aprender a lidar melhor, pois é um processo contínuo”, pontuou.

Apesar dos desafios, como agora, em que o uso de máscaras exige uma readaptação, ela relata que sempre foi muito bem tratada e respeitada pelos colegas e líderes.

“Penso que a Unimed Litoral oferece muitas oportunidades de desenvolvimento e isso não somente para PCD, mas também de maneira geral; sempre acreditando nas pessoas, acreditando que é possível”, afirma Samara.

No setor financeiro também houve adaptação, com a colaboradora Ana Luísa Pompeo que está na empresa há nove anos e no momento encontra-se em licença maternidade.

Jhonathan Szenczuk, coordenador do setor, explica que durante a pandemia essa colaboradora trabalhou de forma remota sem prejudicar a rotina, pois a comunicação com ela já era feita basicamente por mensagens internas.

“De início o que ajudou foi o interesse de uma amiga em querer se comunicar comigo. Neste tempo fiz, para quem tivesse interesse, cursos de LIBRAS para os departamentos. A escrita ajuda também quando quero comunicar algo”, comenta Ana Luisa, destacando que a empresa proporciona treinamentos que ajudam muito na integração e na inclusão.

A coordenadora de Serviços, Claudia Soares, relata que desde a chegada do colaborador Eduardo Schweigert ao setor de Logística em 2013, como auxiliar administrativo, houve várias adaptações para melhorar a comunicação e também dar autonomia e incentivo a ele.
Toda a equipe passou a receber aulas de LIBRAS, a Língua Brasileira dos Sinais, com dinâmicas uma vez por semana.

Além da iniciativa da própria Unimed, o ambiente também acaba favorecendo o desenvolvimento individual. “Exemplo do colaborador Rodrigo Goulart que ao iniciar seu trabalho no setor de Logística, em 2019, para facilitar seu diálogo com o colaborador Eduardo, adquiriu o livro de Língua Brasileira de Sinais”, lembra a coordenadora.

Claudia destaca ainda que no dia a dia, as funções são adaptadas respeitando as limitações, mas sempre incentivando o desenvolvimento do colaborador através de desafios.

O PRIDE

Com objetivo de trazer mais equidade ao ambiente de trabalho, desde 2013 a Unimed Litoral mantém o PRIDE, Programa de Inclusão da Diversidade.

Segundo Fernanda Lemes, analista de processos e sustentabilidade, o PRIDE nasceu com o objetivo principal da inclusão de colaboradores PCD, preparando os setores para a sua chegada.

Com o tempo, o programa se expandiu, abrangendo mais pautas e passando a fazer parte da rotina dos colaboradores, através de workshops, aulas de libras e outras campanhas internas de conscientização cujos benefícios se espalham pelas famílias e comunidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Mais notícias