keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dia do Chimarrão: conheça os benefícios da bebida mais amada do Sul do Brasil

Feito a partir da erva-mate, planta nativa da América do Sul, o chimarrão também é consumido misturado a diferentes chás: anis, verde e hortelã, além de capim-cidreira e funcho.

X
Foto: Erva Gaúcha

Neste sábado, dia 24 de abril, é comemorado o dia da famosa bebida feita com erva-mate. O chimarrão é considerado um dos principais símbolos culturais do sul do país e, além de ser cultural, é também considerado um costume que faz bem para a saúde. Feito a partir da erva-mate, planta nativa da América do Sul, o chimarrão também é consumido misturado a diferentes chás: anis, verde e hortelã, além de capim-cidreira e funcho.

Conheça alguns dos benefícios do mate:

Elimina a fadiga e o cansaço – O chimarrão é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

Ajuda na digestão – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

Diurético – Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.

Fonte de vitaminas e sais minerais – O chimarrão é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

Fonte de antioxidantes – O chimarrão contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos presentes no chimarrão são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

Diminui o colesterol ruim – O chimarrão ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

Ajuda no emagrecimento – O chimarrão acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

Benéfico para o coração – O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de antioxidantes previnem doenças cardíacas.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Investimentos melhoram abastecimento no bairro São Miguel em Penha

A concessionária Águas de Penha investiu em um projeto de melhorias no abastecimento do bairro São Miguel. Arthur May, coordenador operacional da concessionária, explica que o projeto envolveu um conjunto de ações, sendo que uma […]

Geral

Atriz Tatá Werneck é criticada nas redes sociais por usar três máscaras no velório de Paulo Gustavo

Internautas acharam um “exagero” por parte da artista ir no local com “tanta proteção”

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

Mais notícias

Coronavírus

Pela segunda semana seguida, apenas uma região do estado está em nível grave

Não houve alterações de classificação em relação à matriz divulgada no último final de semana

Segurança

Autor de chacina em Saudades recebe alta da UTI

Informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Regional de Chapecó