keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Dia das Mães deve movimentar comércio em Santa Catarina

Pesquisa da Fecomércio/SC mostra que consumidores pretendem gastar 21% a mais que no ano passado

Divulgação

Os catarinenses pretendem visitar os comércios para fazer compras para o Dia das Mães e gastar, em média, R$ 196,64 nos presentes. Isso é o que mostrou pesquisa de intenção de compras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC). O valor desembolsado é 21% maior quando comparado a 2021.

O economista da Fecomércio/SC, Alisson Fiuza, explica que a alta está relacionada à confiança dos consumidores causada, principalmente, pela estabilidade nos níveis da pandemia. “Também temos uma retomada no nível de emprego aqui no estado, nós, entre janeiro e março, são mais de 60 mil vagas abertas, o segundo maior número absoluto nas unidades federativas. E com isso, consequentemente gera renda para a população. Uma capacidade financeira melhor, faz com que as famílias tenham uma maior possibilidade de ampliar seus gastos nesse momento”, complementa. Apesar da recuperação, o valor médio gasto ainda está abaixo do nível pré-pandemia.

Com o objetivo de entender as principais demandas dos consumidores, a pesquisa mostrou também que, sete em cada dez estão indo às lojas nesta semana, que antecede à data. O comércio de rua ainda permanece como o principal destino de compras, com 55,1%. Em segundo lugar aparecem os Shoppings Centers, com 21,7%.

Compras on-line

A internet, que ganhou espaço nas compras desde o início da pandemia – de 3,8% em 2019 para 19,3% em 2021 – representa 17,7% neste ano. “Os consumidores vão realizar pesquisa de preços e a maior parte dessas pesquisas será no comércio de rua, o que é diferente do ano passado, quando a grande maioria eram feitas pela internet”, explica Alisson. Segundo o economista, o crescimento das compras nas ruas, quebrando a tendência de crescimento do online, também se dá em virtude da confiança dos consumidores em relação à pandemia.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Programa do governo de SC deve capacitar 5 mil trabalhadores para o mercado formal

Com o programa, serão realizados cursos de capacitação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda

Economia

Com termômetros marcando 50°C na Índia, pão e macarrão podem ficar mais caros em SC

Índia é o segundo maior produtor de trigo do mundo e bloqueou as exportações do produto

Economia

Bolsonaro zera impostos de diversos produtos e espera que redução chegue ao consumidor final

O presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a decisão em seu Twitter

Economia

Consumo nos lares brasileiros cresce 2,59% no trimestre

Dados são da Associação Brasileira de Supermercados

Economia

Pagamentos com cartões de crédito crescem 42% no primeiro trimestre

Aumento está relacionado à expansão do comércio online, diz associação

Mais notícias

Tempo

Defesa Civil de SC alerta possível formação de tempestade subtropical Yakecan

Em Santa Catarina, ventos podem ultrapassar os 100 km/h nos pontos mais altos

Geral

Morre o empresário Stalin Passos em Itapema

O velório ocorre nesta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Itapema