keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Dia das Crianças: Procon divulga orientações para quem vai comprar presentes

Consumidores devem seguir as dicas para comprar com segurança e evitar problemas

X

 
O Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro e, nesta semana, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Camboriú divulgou orientações para os consumidores da cidade evitarem problemas com compra, devolução e troca de presentes. Érica Souza, coordenadora do Procon na cidade, destaca a importância da pesquisa de preços e de se assegurar de que é possível trocar o presente, no caso de compra de roupas e calçados.

As dicas também orientam sobre o uso de vale presente, compra de eletrônicos e celulares, compras pela internet ou fora do estabelecimento comercial, além das possíveis formas de pagamento.

O Procon fica na Casa da Cidadania, na rua José Francisco Bernardes, nº 429, no centro – junto da Secretaria de Educação. O telefone para contato é o 3365 0021 e o horário de atendimento ao público vai das 11h30min às 17h30min.

Pesquisa de preços
Parte dos consumidores deixa para comprar os presentes em cima da hora, o que pode sair mais caro. A primeira orientação é pesquisar o preço, forma de pagamento, número de parcelas e as taxas de juros, que variam de um estabelecimento para outro.

Independentemente do presente escolhido, é importante exigir sempre a nota fiscal. Além disso, guarde os panfletos de ofertas dos estabelecimentos comerciais, pois as informações veiculadas devem ser cumpridas pelo fornecedor.

Roupas, calçados e vestuário
Em caso de roupa, acessórios e calçados, é importante que o consumidor se certifique se a loja aceita fazer trocas, caso o presente não agrade ou não sirva na pessoa que será presenteada. Se existir a possibilidade, o consumidor deve solicitar ao vendedor que anote as condições na nota fiscal no ato da compra.

Vale presente
A modalidade “vale presente” continua em alta. Porém, é importante definir com o comerciante e anotar na nota fiscal de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto.

O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contravale ou complementar o valor para compra de outro produto. Não deixe de verificar se existe prazo para sua utilização e informe ao presenteado.

Eletroeletrônicos e celulares
Aparelhos eletroeletrônicos precisam vir acompanhados do manual de instruções em português, do termo de garantia preenchido e da nota fiscal. Na hora da compra, é aconselhável testar o equipamento. A troca de produto só é obrigatória quando este apresentar algum defeito.

Com relação aos celulares, o Procon aconselha que a aquisição seja realizada em lojas autorizadas e que o aparelho esteja com a caixa original lacrada. Outra dica importante é ler atentamente o contrato, ao contratar serviços de operadoras de telefonia, e avaliar as necessidades do presenteado antes de adquirir planos e pacotes.

Compras pela internet
O consumidor que preferir comprar pela internet deve pesquisar em sites seguros e tomar cuidado para não ser enganado, no caso de efetuar o pagamento antecipado.
Ainda segundo o Procon, é importante imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados.

Compras fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos, em domicílio, telemarketing etc):
É possível desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria. O cancelamento deve ser solicitado por escrito. No ato da entrega, só assine o comprovante de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.

Formas de pagamento
Os comerciantes são autorizados, desde junho deste ano, a fazer diferenciação no preço em diferentes formas de pagamento: como cartão de crédito, débito ou dinheiro. Além disso, o comerciante não pode estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito.
Lojistas que aceitarem pagamentos em cheque não podem recusar cheques de contas recentes. As lojas, no entanto, não são obrigadas a receber cheques de terceiros, administrativos ou de outras praças.

Cidades

Veja ao vivo: Live com sete horas de duração homenageia os 59 anos de Itapema

A cidade de Itapema completa hoje 59 anos de emancipação político-administrativa e para marcar a data uma live comemorativa está sendo realizada nesta tarde (21/04) e deve ter mais de sete horas de duração. O […]

Cidades

Águas de Bombinhas recebe população e constrói legado para a cidade

Você sabia que é possível conhecer as estruturas da Águas de Bombinhas? A concessionária vem construindo um legado para o município e apresenta toda a infraestrutura através de visitas guiadas. O objetivo é incentivar a […]

Cidades

Caixa padrão: Águas de Penha utiliza equipamento para a segurança do consumo

Com o objetivo de facilitar o acesso ao cavalete para leitura do consumo e proteger o hidrômetro, imóveis que têm acesso à água tratada precisam instalar a caixa padrão. O hidrômetro é responsável por realizar […]

Cidades

Águas de Camboriú orienta: consumo consciente ajuda a preservar fontes hídricas

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise […]

Cidades

Câmara de Itapema comemora os 59 anos da cidade

Os últimos 10 anos na Câmara de Itapema tem sido de modernização. Investimento na estrutura física, mas principalmente em novas tecnologias

Mais notícias

Cidades

Veja ao vivo: Live com sete horas de duração homenageia os 59 anos de Itapema

A cidade de Itapema completa hoje 59 anos de emancipação político-administrativa e para marcar a data uma live comemorativa está sendo realizada nesta tarde (21/04) e deve ter mais de sete horas de duração. O […]

Segurança

Vídeo: Carreta tomba e deixa trânsito complicado na BR-101 em Santa Catarina

Uma carreta saiu da pista e tombou esta manhã (21/04) na BR-101, na região de Palhoça. O motorista ficou preso às ferragens e os Bombeiros e as equipes da Litoral Sul tiveram bastante dificuldade com o resgate.