keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dezembro Laranja: Saúde em alerta para a prevenção ao câncer da pele

Com a mensagem “Se exponha mas não se queime”, tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância de hábitos simples e cotidianos na prevenção deste tumor

Com a mensagem “Se exponha mas não se queime”, tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância de hábitos simples e cotidianos na prevenção deste tumor. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja.

No dia 2 de dezembro, Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, será realizado um mutirão de atendimento para prevenção a esse tumor em 130 postos em todo país, de forma gratuita, das 9h às 15h. Cerca de três mil dermatologistas voluntários prestarão atendimento para análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam assistidas durante a mobilização.

>>> Saiba quais os locais de atendimento

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado.

A= lesão Assimétrica
B= Bordas irregulares
C= alteração de Cor
D= Diâmetro maior que 6 mm
E= Evolução ou modificação da lesão

A programação inclui uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos. Este ano, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques. Entre as iniciativas previstas, estão a divulgação de peças publicitárias na internet. O público interessado poderá divulgar a campanha nas redes sociais, customizando a foto de perfil em suas fanpages. As peças virão marcadas com a hashtag #DezembroLaranja e #ControleoSol.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é para as pessoas usarem equipamentos de proteção individual, como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 15. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação, das 10h às 16h. 

Além disso, é necessário que as pessoas se examinem com periodicidade e consultem um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que examine seus familiares, pois muitas vezes as manchas aparecem em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados. Para saber mais sobre a campanha, acesse www.dezembrolaranja.com.br.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave

Geral

VÍDEO: Avião da FAB sobrevoa Navegantes e desperta curiosidade

Cena chamou atenção de moradores e fez disparar o número de ligações no aeroporto

Geral

Donos do Beto Carrero financiarão projeto para retomada da obra do parque linear

Moradores poderão usar até quatro metros das “áreas de marinha”

Geral

VÍDEO: Ladrão é espancado por populares após onda de furtos em escolas

Caso ocorreu nesta terça-feira (23) em Cocal do Sul, SC

Mais notícias

Segurança

Professor acusado de estuprar criança de cinco anos é preso em operação policial em Canoinhas

A operação ''Respectus'' é considerada a maior da história da região envolvendo pedofilia e violência contra a mulher