keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

Desemprego no Brasil atinge menor nível desde 2016

A recuperação é relevante, principalmente, quando comparada ao período da pandemia, quando a taxa chegou perto dos 15%

16569630924700 Visor Notícias
Fernanda Kleinebing/ Agência Adjori/SC de Jornalismo

Entre março e maio de 2022, a taxa de desemprego no Brasil foi de 9,8%. O valor representa um recuo de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2021, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o desemprego atinge 10,6 milhões de brasileiros.

A recuperação é relevante, principalmente, quando comparada ao período da pandemia, quando a taxa chegou perto dos 15%. Esta recuperação está ligada à vacinação e à retomada da economia brasileira.

Mesmo com a queda na taxa de desocupação, o país ainda tem 39,1 milhões de trabalhadores informais. O número representa 40,1% da população ocupada, contra 40,2% no trimestre anterior e 39,5% no primeiro trimestre de 2021. Para o professor Lauro Mattei, do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da UFSC, esses dados demonstram uma realidade de precarização do mercado de trabalho.

“Mesmo com uma pequena queda no desemprego, os dados mostram uma elevação da informalidade no mercado de trabalho, ou seja, os trabalhadores não encontram condições adequadas e muitos acabam trabalhando sem carteira de trabalho. Isso acontece muito no trabalho doméstico, por exemplo”, explica o professor.

Segundo ele, o baixo rendimento também é um reflexo desta precarização. A pesquisa mostrou que o rendimento real habitual, de R$ 2.613, caiu 7,2% no ano.

Rede Catarinense de Notícias

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empregos

Concurso da CAIXA teve cerca de 1,2 milhão de candidatos inscritos

Há 4 mil vagas disponíveis e as provas serão aplicadas em 26 de maio

Empregos

BNDES anuncia concurso com 150 vagas e salários iniciais de R$ 20 mil

Este será o primeiro em 11 anos; a previsão do edital é para o segundo semestre e destina-se a candidatos com formação superior

Empregos

Porto Belo realiza 3ª edição do ‘Emprega Mais’ com mais de 200 vagas disponíveis

O evento que ocorre no dia 24 de abril, contará com espaços dedicados a entrevistas, cadastros e contratações

Empregos

Feirão de empregos tem 180 vagas disponíveis para Rio do Sul e cidades vizinhas

As vagas são para cargos disponíveis para trabalhar na loja do Fort Atacadista que inaugura no mês de julho na cidade; moradores de municípios vizinhos também podem se candidatar 

Empregos

Indústria têxtil anuncia abertura de 300 vagas de emprego em três unidades

A aquisição de novas máquinas ira expandir a capacidade produtiva da empresa

Mais notícias