Página Inicial
GeralDesemprego atinge 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro
O número de desempregados chegou a 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro, ficando estatisticamente estável em relação à semana anterior (13,3 milhões). Com isso, a taxa de desocupação (14,4%) ficou estável em relação à semana anterior […]

O número de desempregados chegou a 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro, ficando estatisticamente estável em relação à semana anterior (13,3 milhões). Com isso, a taxa de desocupação (14,4%) ficou estável em relação à semana anterior (13,7%) e cresceu frente à primeira semana de maio (10,5%), quando o levantamento foi iniciado.
Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a última divulgação da Pnad Covid-19 semanal. A coleta de dados por telefone continuará para subsidiar as edições mensais da pesquisa, que devem continuar até o fim do ano.
“Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, disse, em nota, a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.
A população ocupada ficou em 83 milhões, estatisticamente estável na comparação com a terceira semana de setembro. “Vínhamos observando, nas últimas quatro semanas, variações positivas, embora não significativas da população ocupada. Na quarta semana de setembro, a variação foi negativa, mas sem qualquer efeito na taxa de desocupação”, afirmou a pesquisadora.
Flexibilização do distanciamento
Maria Lucia também destacou que a flexibilização das pessoas quanto ao distanciamento social continuou aumentando no fim de setembro. O grupo de pessoas que ficou rigorosamente isolado (31,6 milhões) diminuiu em 2,2 milhões, na comparação com a semana anterior.
Também aumentou o número pessoas que não tomaram qualquer medida de restrição para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Esse contingente cresceu 937 mil em uma semana, chegando a 7,4 milhões.
Segundo o IBGE, a maior parte da população (86,7 milhões) afirmou ter reduzido o contato com outras pessoas, mas continuou saindo de casa ou recebendo visitas na quarta semana de setembro, 1 milhão a mais na comparação com a semana anterior. Quem ficou em casa e só saiu em caso de necessidade somou 84,6 milhões, ficando praticamente estável em relação à semana anterior.
Estudantes
A pesquisa ainda mostrou que, na quarta semana de setembro, dos 46,1 milhões de estudantes que estavam matriculados em escolas e universidades, 39,2 milhões (85%) tiveram alguma atividade. Outros 6,4 milhões (13,9%) não tiveram atividade. O restante estava de férias (1,1%).
Segundo o levantamento, apenas 26,1 milhões (66,7%) tiveram atividades escolares durante cinco dias da semana. Outros 807 mil estudantes (2,1%) só tiveram atividades uma vez por semana.
Fonte: Agência Brasil
Notícias Relacionadas
Vídeo: Deslizamento bloqueia trânsito na Via Expressa em Florianópolis
Segundo o prefeito, o deslizamento ocorreu no sentido Ilha-Continente, próximo às pontes
Acidente com ônibus de turismo deixa pelo menos 10 mortos na divisa de Santa Catarina com PR
Segundo informações do Portal Plantão 190, da região de Guaratuba, pelo menos 10 pessoas morreram no acidente
Com previsão para mais chuvas Defesa Civil alerta para risco de deslizamento, alagamento e enxurrada
O risco é muito alto para deslizamentos, alagamentos e enxurradas na Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale, Baixo Vale, Planalto Norte e Litoral Norte
Vídeo: Força das águas arrasta carros e interditada ruas na Lagoa da Conceição
Para garantir a segurança da população, o CBMSC acionou a Celesc para o corte da energia elétrica, bem como a Defesa Civil
Ruas da Lagoa da Conceição ficam alagadas após rompimento de estrutura da Casan
Para garantir a segurança da população, o CBMSC acionou a Celesc para o corte da energia elétrica, bem como a Defesa Civil
Mais notícias
-
Vídeo: Deslizamento bloqueia trânsito na Via Expressa em Florianópolis
-
Dois anos depois da tragédia de Brumadinho, MG tem 42 barreiras classificadas como alto risco
-
Acidente com ônibus de turismo deixa pelo menos 10 mortos na divisa de Santa Catarina com PR
-
Com previsão para mais chuvas Defesa Civil alerta para risco de deslizamento, alagamento e enxurrada
-
Guarda Municipal de Florianópolis afirma que não houve vazamento de esgoto na Lagoa da Conceição
-
Vídeo: Força das águas arrasta carros e interditada ruas na Lagoa da Conceição