keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Deputados votam hoje o impeachment do governador Carlos Moisés e vice

Os 40 deputados votam dois projetos diferentes. Um deles analisa o caso da vice e outro o do governador Moisés

X
Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Visor Notícias

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) irá votar se dará continuidade ou arquivará o processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr. A votação ocorre às 15h desta quinta-feira (17).

Os 40 deputados votam dois projetos diferentes. Um deles analisa o caso da vice e outro o do governador Moisés.

Cada um dos 12 partidos que fazem parte da atual legislatura da Alesc terá uma hora para se manifestar antes da votação. O tempo poderá ser dividido entre cinco deputados de cada partido.

O Visor Notícias irá retransmitir ao vivo o processo por suas páginas no facebook, youtube, Instagram e pelo site visornoticias.com.br, acompanhe!

Como funciona

Assim como ocorreu na época da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, cada um dos 40 parlamentares irá ao microfone para dar seu voto. A votação começará da maior para a menor bancada da Assembleia.

Caso dois terços dos deputados, ou seja 27, votem para que o processo de impeachment continue, será criada uma nova comissão, formada por cinco deputados e cinco desembargadores. Caso o governador e a vice consigam angariar no mínimo 14 votos, o processo é arquivado.

Se o processo for aceito, em cinco dias (após o envio da denúncia da Alesc para o TJSC) será formada a Comissão Julgadora, com integrantes do judiciário e da Alesc e presidida pelo presidente do TJSC, Ricardo Roesler.

No dia da instalação da comissão será sorteado o relator do processo. Ele tem 10 dias para emitir um parecer se aceita ou não a continuidade do processo.

Se seis dos 10 integrantes aceitarem o recebimento da denúncia, Moisés e Daniela são afastados do cargo por 180 dias. Assume então o cargo de governador do Estado o presidente da Alesc. Caso ele não possa, o próximo na linha de sucessão é o presidente do TJSC.

Política

Os bastidores da privatização da Companhia Energética de Brasília

Leia na Coluna esplanada de hoje direto de Brasília

Política

Instalação do tribunal especial de julgamento do impeachment ocorre nesta sexta (25)

Caberá ao relator sorteado apresentar um parecer quanto à admissibilidade ou não da denúncia

Política

Sorteio de desembargadores para o tribunal de impeachment será quarta-feira

Após a homologação do sorteio, o presidente Ricardo Roesler comunicará imediatamente os sorteados, caso não estejam presentes na sessão, e a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)

Política

Definido rito para escolha dos deputados que vão compor tribunal misto

A escolha dos membros do tribunal será na sessão ordinária desta quarta-feira (23)

Política

Moisés nega renúncia e crê em salvação no tribunal misto

Em entrevista, Moisés disse que não se sente traído pelos parlamentares e afirmou que muitos deles votaram desconsiderando o mérito

Mais notícias