keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Denúncias de violência doméstica diminuíram durante a pandemia em SC

Segundo delegada, queda nas ocorrências pode ter acontecido por vários fatores, incluindo subnotificação

Em junho, as denúncias de violência doméstica em Santa Catarina diminuíram 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta queda nas denúncias também é observada durante os outros meses da pandemia: em maio a redução foi de 6,9%, e em abril de 16,4%. 

A coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de SC (Dpcami), delegada Patrícia Zimmermann, explica que a queda das denúncias podem ser ocasionadas por diversos fatores, inclusive pela falta de notificação.

“Já percebíamos uma queda nas ocorrências em 2020 que se acentuou com a pandemia. Durante o isolamento social, as mulheres estão passando mais tempo com os seus parceiros em casa, o que acaba, muitas vezes, gerando uma tolerância maior por parte delas e até mesmo uma sensação de medo em fazer a denúncia”, destacou Patrícia.

“A mudança de comportamento por causa do isolamento também pode ser considerada. Muitas ocorrências aconteciam depois do companheiro beber fora de casa, chegar alcoolizado, discutir e agredir a mulher. Com os bares fechados, essa situação não acontece. Outro fator é a quantidade de mulheres que está denunciando as ameaças de maneira mais precoce, o que também ocasiona na queda das ocorrências por violência doméstica”, completou.

Com o início da aplicação das medidas de isolamento social no Estado, a Polícia Civil de SC (PCSC) criou uma ferramenta para que as denúncias de violência doméstica possam ser feitas de maneira virtual, pelo site da PCSC. Apenas o crime de estupro, quando exames periciais são importantes para prosseguimento do inquérito, ainda precisa ser feito de maneira presencial. 

Desde a implementação da ferramenta, 14,6% de todas as denúncias de violência doméstica foram feitas virtualmente. A maneira mais utilizada para fazer os boletins de ocorrência segue sendo presencialmente (61,9%), seguido pelas denúncias por telefone (23,5%).

Feminicídios

Desde o início do ano, Santa Catarina já registrou 28 feminicídios. O número representa uma queda em relação ao mesmo período do ano passado – que registrou o recorde histórico para o crime, com 34 – e um aumento de seis casos em relação a 2018. 

“Os feminicídios são os principais indicadores da violência contra mulher. Nesses casos não pode haver nenhuma subnotificação. Desde 2019, a PCSC estabeleceu o que a gente chama de olhar de gênero para as investigações. Com isso, em todos os casos onde mulheres morrem violentamente, nos consideramos a hipóteses de feminicídio, o que inclusive, acarretou no aumento dos registros no ano passado”, explicou Patrícia.

O caso mais recente de feminicídio no Estado aconteceu em Camboriú, no último dia 19, onde um homem deu dois tiros na cabeça da esposa e depois se matou. Outro caso recente aconteceu no último dia 13, em Forquilinha, quando uma policial militar foi assassinada pelo ex-marido, também PM, que cometeu suicídio posteriormente.

Projetos de Lei na Alesc

Atualmente, dois Projetos de Lei (PLs) sobre violência contra mulher tramitam na Assembleia Legislativa de SC (Alesc). O primeiro, o PL 174, de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT), permite que denúncias de casos de violência contra mulher durante a pandemia possam ser feitas em farmácias e drogarias.

O Projeto também possibilita, que ao realizar as denúncias nesses estabelecimentos, as mulheres possam utilizar uma frase de passe, que funciona como uma espécie de código. Neste caso, após ouvir a frase, o funcionário da farmácia deve pegar os dados da vítima e realizar a comunicação da ocorrência às autoridades.

“Durante o isolamento social, muitas mulheres não conseguem fazer a denúncia em uma ligação por voz pois se encontram no mesmo espaço dos agressores. Outras tantas não conseguem ir a uma delegacia porque tem seu deslocamento vigiado”, afirmou a deputada na justificativa da matéria.

Já o PL 207, de autoria da deputada Ada de Luca (MDB), dispõe sobre a possibilidade da realização de boletins de ocorrência de forma virtual em crimes de violência doméstica, serviço que já é feito pela Polícia Civil. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Geral

Chuvas afetam produção na Ceasa e preços de hortaliças devem subir

Plantações de alface, rúcula e morango foram as mais afetadas

Mais notícias

Infraestrutura

Ônibus têm mudanças nas rotas em função das obras no centro de Itajaí

Há trechos com bloqueios no cruzamento da rua Silva com a avenida Marcos Konder

Segurança

Suspeito de matar jovem após render família é preso em Joinville

O crime ocorreu na noite do dia 22 de fevereiro; a pena vai de 12 a 30 anos de prisão