keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Defesa Civil alerta para risco de inundações e enxurradas em SC

Alerta foi emitido na manhã desta terça-feira (18) advertindo sobre os riscos na região Oeste do estado

chuva inundacao oeste 1 785x800 1 Visor Notícias
Foto: Defesa Civil/Reprodução

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (18), advertindo sobre o risco iminente de inundações e enxurradas na região Oeste do estado.

O aviso destina-se a preparar a população e as autoridades locais para possíveis emergências decorrentes das intensas chuvas previstas. A Defesa Civil recomenda que os moradores sigam todas as orientações e medidas de segurança para minimizar riscos à vida e à propriedade. Entre as recomendações estão a evasão de áreas de risco, a observância de sinais de aumento de fluxo nas águas e o acompanhamento contínuo dos comunicados oficiais.

A população do Oeste catarinense é urgida a manter vigilância, especialmente aqueles localizados em zonas propensas a inundações.

Município de SC registrou 80mm em apenas 12h

Na madrugada desta terça-feira (18), temporais dispersos atingiram desde o Extremo-Oeste até o Meio-Oeste de Santa Catarina, com Seara registrando o maior volume de chuvas, acumulando 80 mm em apenas 12 horas. Segundo a Defesa Civil, as instabilidades se originaram no sul do Paraguai e avançaram em direção ao território catarinense.

A previsão é de que essa condição climática, com chuvas e temporais isolados, persista ao longo do dia. No entanto, espera-se uma mudança a partir da tarde, quando o sistema de instabilidade deve se deslocar em direção ao Rio Grande do Sul, segundo informa a Defesa Civil.

A situação demanda atenção especial dos moradores das regiões afetadas, principalmente nas áreas mais susceptíveis a inundações e deslizamentos. A Defesa Civil recomenda que a população permaneça alerta às atualizações e siga as orientações de segurança para evitar maiores complicações decorrentes das condições adversas.

Praia Grande teve aulas suspensas nesta segunda-feira

Praia Grande, localizada no sul de Santa Catarina, recebeu mais do que o dobro da média de chuvas esperada para todo o mês de junho em apenas 24 horas.

Segundo dados da Defesa Civil, entre 17h20 de sábado (15) e 17h20 de domingo (16), a cidade acumulou 262,8 milímetros de chuva, contrastando com a média de até 110 milímetros prevista para o mês inteiro pela Epagri/Ciram.

As consequências das chuvas levaram a prefeitura a suspender as aulas nas escolas e na creche do bairro 1º de Maio nesta segunda-feira (17). O Rio Canoa, que transbordou ainda na noite de domingo, inundou várias áreas do bairro, inclusive a creche Pequeno Aprendiz, afetando muitas famílias. Um caminhão foi disponibilizado para auxiliar na evacuação dos moradores das casas mais afetadas.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Tempo

SC enfrenta queda de temperaturas e risco de geada

Apesar do céu claro e ensolarado, a terça-feira (23) promete ser um dia de frio intenso

Tempo

Terça-feira será ensolarada em Santa Catarina

Termômetros podem alcançar 28°C na maioria das regiões

Tempo

Frente fria tem data para retornar à SC; confira quando:

A Defesa Civil do estado alerta para a possibilidade de chuva em várias regiões

Tempo

SC deve ter semana de sol com nevoeiros ao amanhecer

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia