keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Defesa Civil alerta para fortes chuvas em quatro estados

Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Reprodução

A Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), alertou para fortes chuvas em quatro estados neste fim de semana. Dois avisos meteorológicos de grande perigo (vermelho) foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

De acordo com o Inmet, o volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros (mm) por dia. Diante do cenário, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação.

O Inmet também destacou a atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em grande parte de Minas Gerais. A ZCAS é caracterizada quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área por, pelo menos, quatro dias. 

As previsões indicam um volumes superiores a 100 mm por dia para a região metropolitana de Belo Horizonte, para a Zona da Mata Mineira, para o Rio Doce e para as regiões noroeste e oeste do estado.

Maranhão e Bahia

O Inmet também divulgou um alerta de chuva intensa para algumas o oeste da Bahia, nas regiões entre Brumado e Vitória da Conquista, até Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no litoral sul, próximo a divisa com Minas Gerais. Desde o início das enchentes na Bahia, mais de 850 mil pessoas foram afetadas. Até agora, foram registradas 26 mortes e mais de 90 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Um total de 164 municípios baianos seguem em situação de emergência.

No Maranhão, o Corpo de Bombeiros atualizou para 695 o número de famílias desabrigadas pelas enchentes. Os municípios de Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano e Formosa da Serra Negra estão com situação de emergência decretada. 

Agência Brasil

Fonte: Visor Notícias

Brasil

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

Decisão veio com o aumento de casos de covid-19

Brasil

Mulher sente gosto estranho e descobre que comprou hambúrguer vencido há 10 anos

O produto foi fabricado em 2011 e a data de vencimento marcava 25 de março de 2012

Brasil

Vacinação infantil irregular terá consequências, diz ministro

Bruno Bianco disse que aplicação antecipada será investigada

Brasil

Mãe de Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

Morte foi informada pelo presidente nas redes sociais

Brasil

Morre Elza Soares aos 91 anos

Cantora morreu aos 91 na tarde desta quinta-feira (20) em sua casa

Mais notícias

Segurança

Motociclista morre em acidente com caminhão em rodovia catarinense

Um motociclsita morreu em um acidente com um caminhão nesta sábado (22) na cidade de Massaranduba. Segundo informações dos socorristas, que são bombeiros voluntários, o acidente foi registrado no quilômetro 52 da rodovia catarinense SC-108. […]

Segurança

Laje desaba durante obra e trabalhadores ficam feridos em Blumenau

Dois homens ficaram feridos na cidade de Blumenau nesta sextaa-feira (21) após o desabamento de uma laje em uma obra de um galpão no Norte da cidade. As vítimas tem 33 e 35 anos. O […]