keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Decreto que permitia recreação em escolas de Itapema é suspenso pelo MPSC

Justiça determinou que município de ampla divulgação na suspensão do decreto

X

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a suspensão de um decreto do Município de Itapema que permitia atividades recreativas nas escolas particulares da cidade, inserida na região da Foz do Rio Itajaí, como de risco potencial gravíssimo para a pandemia de covid-19. 

A ação, ajuizada pela Promotora de Justiça Carla Mara Pinheiro, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapema, sustenta que o Decreto Municipal 68/2020 é ainda mais permissivo que as normas estaduais, sem qualquer amparo em dados científicos, em total contraponto à realidade vivenciada, não só pelo Município de Itapema, no que diz respeito aos níveis de contaminação e óbitos decorrentes da covid 19, mas de todo o estado de Santa Catarina. 

“No momento em que o Estado de Santa Catarina prorroga a suspensão das aulas presenciais até 12 de outubro, o Município de Itapema, muito embora mantenha a suspensão das atividades pedagógicas presenciais, permite a aglomeração de crianças e adolescentes no espaço físico de escolas particulares, para a realização de atividades recreativas”, completa a Promotora de Justiça.

Segundo a Promotora de Justiça, o que se está evitando, com a suspensão das atividades pedagógicas presenciais, não são as atividades em si, mas o contato entre os alunos, a aglomeração deles. “Sendo assim, não faz nenhum sentido, permitir-se a reabertura das escolas particulares, o que gerará a aglomeração de crianças e adolescentes, para a realização de atividades ditas recreativas”, conclui.

A medida liminar pleiteada pelo Ministério Público foi deferida nesta sexta-feira (21), pelo Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Itapema, que determinou, ainda, que o Município dê ampla divulgação à suspensão do decreto e que os órgãos de fiscalização sejam oficiados para informarem à Justiça se houver descumprimento à decisão judicial. A medida liminar é passível de recurso.

Geral

Vídeo: Aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos em todo o Estado, alerta Defesa Civil de Santa Catarina

Risco é altíssimo para desastres (categoria vermelha) para a região entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte

Geral

Hospital Marieta recebe novo equipamento angiógrafo

Equipamento reforça a vocação do hospital em hemodinâmica, atendendo pacientes de alta complexidade

Geral

VÍDEO: Avião que transportava vacinas entre em rota de colisão com Boeing em Curitiba

De imediato, os pilotos da GOL fizeram uma curva para evitar a colisão

Geral

Polícia Civil prende suspeito de roubar e amarrar mulher em Laguna

Segundo o Delegado de Polícia William Testoni Batisti, o roubo aconteceu na madrugada de 13 de janeiro

Geral

Foragido da Justiça em Minas Gerais por feminicídio é preso em Santa Catarina

Homem de 41 anos, é suspeito de matar a companheira, de 36 anos

Mais notícias