keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Debate sobre igualdade racial é levado para colaboradores da Águas Camboriú

A discussão sobre a diversidade étnico -racial nas empresas é trazida de forma institucional para a equipe da concessionária Águas de Camboriú. Colaboradores se organizam em grupos para propor ações efetivas e de conscientização acerca […]

9 Visor Notícias

A discussão sobre a diversidade étnico -racial nas empresas é trazida de forma institucional para a equipe da concessionária Águas de Camboriú. Colaboradores se organizam em grupos para propor ações efetivas e de conscientização acerca do tema. O debate integra o programa de diversidade e igualdade racial “O Respeito dá o Tom”, lançado pelo grupo Aegea há 3 anos.

O objetivo principal é promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Da mesma forma, pretende que o ambiente de trabalho esteja livre de racismo, discriminações e atitudes que comprometem o respeito.

O Respeito dá o Tom promove um processo contínuo de aprendizado e conscientização sobre a temática étnico racial entre funcionários da empresa, dos mais antigos aos mais novos, independentemente da posição que ocupam. Nesses quase 3 anos de programa, foram mais de 150 ações mensais no grupo Aegea, tendo a atuação de 13 comitês locais, e um comitê corporativo com os líderes das áreas para acompanhar o planejamento estratégico. Hoje já podemos afirmar que 80% do total do grupo participou de alguma ação do programa Respeito dá o Tom.

Segundo pesquisa do Instituto Ethos, 150 anos é o tempo que as companhias brasileiras em todas as áreas vão demorar para igualar o número de pessoas negras em seus quadros, tendo em vista a proporção dessa população no Brasil. De acordo com Grazielle Machado, responsável pelo departamento de Recursos Humanos (RH) da Aegea Santa Catarina, a retomada das ações locais desenvolvida na concessionária foi uma rodada de conversa online entre os colaboradores para reafirmar os objetivos do programa. A reunião despertou o interesse de colaboradores, que se colocaram à disposição para participar do comitê local do Respeito dá o Tom.

O grupo de trabalho conta com a participação de representantes da Águas de Camboriú e também da Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas, todas do grupo Aegea. O comitê determina as ações que são feitas nas empresas. Entre as propostas estão a manutenção das rodas de conversa para debater o assunto entre os colaboradores, parceria com instituições de ensino e incentivo ao recebimento de currículos de pessoas negras.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Entenda por que a Páscoa ocorre em datas diferentes a cada ano e se é considerado feriado

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia; a definição foi elaborada no século IV

Utilidade Pública

Mega-Sena acumula em R$ 83 milhões e ainda dá tempo de apostar

As apostas para concorrer ao prêmio milionário podem ser realizadas até as 19h

Utilidade Pública

Banco Central comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

Este incidente representa o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos em novembro de 2020

Utilidade Pública

Senado aprova isenção de IPVA pra carros com mais de 20 anos de fabricação

A isenção não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques

Utilidade Pública

Decisão da justiça torna a greve em Florianópolis ilegal

A decisão foi proferida pelo desembargador Odson Cardoso Filho

Mais notícias

Infraestrutura

Etapas do esgotamento sanitário de Bombinhas são apresentadas para moradores

Mais de 23 quilômetros de tubulações já foram instaladas na cidade

Segurança

Colegas de apartamento se esfaqueiam e vão parar no hospital em Itapema

Um dos envolvidos avançou com um facão contra o outro, que se defendeu com duas facas de serra