keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dados da pesca em SC já estão disponíveis na internet

Portal elaborado para atendimento de condicionante ambiental da Petrobras reúne informações estruturados a partir de estudos ambientais realizados pela Univali

X

Já está disponível na internet, no endereço http://pmap-sc.acad.univali.br, o site do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina (PMAP-SC), mantido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do contrato de parceria para a execução firmado com a Petrobras.

Na página do projeto podem ser conferidos os primeiros resultados do monitoramento da pesca industrial, apresentados por meio de consultas personalizadas com informações sobre dados de produção por espécies, município, frota pesqueira e período de captura. Em breve, após a conclusão do censo de pescadores artesanais, estarão acessíveis, ainda, os dados do segmento ao longo de todos os municípios litorâneos.

Para Paulo Ricardo Pezzuto, coordenador do levantamento, o estudo permitirá conhecer, definitivamente, o universo da pesca no Estado: “O término desse censo e o conhecimento do número total de pescadores atuantes em cada município é indispensável para gerar estimativas confiáveis de produção pesqueira “, aponta.

No site, além das informações produzidas pelo PMAP-SC, a partir de agosto de 2016, também é possível consultar os dados da pesca industrial coletados pela Univali, desde 2000, por meio dos diversos convênios celebrados entre a Universidade e órgãos do Governo Federal como Departamento de Pesca e Aquicultura (DPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap/PR); e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

No endereço também está disponível para download a 1ª edição do Informativo, gerado pelo PMAP-SC, sobre o panorama da pesca catarinense, que abrange o período entre agosto e dezembro de 2016. Trata-se de uma série de 36 documentos distintos disponíveis em formato pdf. Um deles retrata o panorama da pesca artesanal e industrial agregado para todo o Estado. Os outros 35 documentos são específicos para cada um dos municípios costeiros monitorados, retratando o desempenho da pesca artesanal.

A série de 13 Boletins Estatísticos da Pesca Industrial de Santa Catarina, publicados anualmente pela Univali; o relatório final do Projeto de Caracterização Socioeconômica das Atividades de Pesca e Aquicultura de Santa Catarina (PCSPA-SC), executado entre 2014 e 2015, pela Univali, como atendimento de condicionante ambiental da Petrobras; o relatório final do monitoramento da safra da tainha de 2015, executado pela Univali por meio de demanda da ONG Oceana Brasil; e o resultado do projeto Pesca Responsável na Baía de Tijucas, conduzido entre 2004 e 2006, sob financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente; também estão disponíveis para consulta no site.

 

Por fim, no endereço, é possível conferir, ainda, notícias sobre o projeto e ter acesso a um canal de comunicação com a equipe responsável pelo projeto PMAP-SC, que integra os esforços para a avaliação da interferência entre as atividades pesqueiras e as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural da área do pré-sal da Bacia de Santos.

 

A execução do projeto é uma exigência do processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele está sendo executado pela Univali desde agosto de 2016.

 

Por meio do contrato entre a Univali e a Petrobras, a Universidade é responsável pelo monitoramento da atividade pesqueira em cada um dos 36 municípios litorâneos catarinenses abrangendo a totalidade dos aspectos sociais, econômicos, de infraestrutura e de produção da pesca industrial e artesanal necessários para a caracterização e diagnóstico das relações entre a pesca e exploração e produção de petróleo no mar.

 

Geral

Audiência na Celesc discute investimentos na ampliação da rede em Itapema

Vereadores de Itapema conferiram o cronograma da obra da nova subestação elétrica de Itapema

Geral

Delegado diz que perícia definirá se acidente com ônibus em Guaratuba foi falha humana ou mecânica

Se houve falha mecânica, os responsáveis pela viagem e pelo ônibus podem ser responsabilizados.

Geral

Enxurrada em Guabiruba afeta 2 mil pessoas e prefeitura decreta situação de emergência

No total a enxurrada somou R$ 530 mil de prejuízos públicos até o momento.

Geral

VÍDEO: Vestido de profeta, homem grita versos bíblicos pelas ruas de Nova Trento

Conforme a Polícia Militar, esse homem já caminha pelas ruas de Nova Trento a aproximadamente um ano

Geral

Guarda Ambiental já atendeu mais de 50 ocorrências de maus tratos em BC

A guarnição de maus tratos atende dentro da Guarda Municipal pelo telefone 153.

Mais notícias