keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Curta-metragem rodado em BC é selecionado para competição de cinema do Mercosul

A produção adapta "As Fantasias Eletivas" para o cinema e é estrelado por Renato Turnes, Mariana Genesio Pena, atriz trans argentina, e Néstor Guzzini, vencedor do Kikito de melhor ator.

O filme escrito e dirigido por André Gevaerd adapta para o cinema o romance “As Fantasias Eletivas”, de Carlos Henrique Schroeder, bibliografia obrigatória para ingresso nas principais universidades do sul do Brasil.

“Vivemos em um mundo cheio de preconceitos, e o combate a estes deve ser prioridade”. defende o diretor André Gevaerd.

O curta-metragem, realizado em Balneário Camboriú/SC e estrelado por Renato Turnes — um verdadeiro talento do cinema e teatro de Santa Catarina, e Mariana Genesio Peña — atriz trans argentina, foi selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas Mercosul. Considerada a mostra de curtas mais importante e disputada do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul — FAM 2020. Festival que chega em sua 24ª edição reunindo o melhor da cinematografia brasileira e do Mercosul.

A obra literária narra história de Renê, um recepcionista noturno de hotel na turística Balneário Camboriú, que tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, um travesti obcecado por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída. Renê lerá o que Copi escreve e será o único que terá acesso a suas fotos de surpreendente beleza. É quando um livro se abre dentro do livro, e tudo se torna um grande ensaio da alma humana. As fantasias eletivas une prosa, poesia e fotografia para refletir sobre a solidão e a criação literária, e mostra como a literatura, a de verdade, é sobretudo feita de sangue.

O curta-metragem “Copi” retrata na linguagem cinematográfica o universo narrativo da obra de maneira fiel e com um olhar sensível e humanizado para enaltecer as particularidades da história que trata de temas como solidão, amizade, preconceito e perda afetiva, e para isso traz em sua narrativa a relação que se estabelece entre um homem comum brasileiro e uma artista travesti argentina. O primeiro contato conturbado é superado através do reconhecimento do outro. Assim, nasce uma amizade improvável dotada de cumplicidade e compreensão. O curta também conta com atores como Néstor Guzini (vencedor do Kikito de melhor ator), Melize Zanoni, Luciano Estevão, Junior Farias e Dino Galdi.

“O filme é mais delicado do que o livro, o que gostei muito. Ele investiga outros nuances da história. É uma bela janela para o interior de Renê e Copi”, destaca o escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder.

“Copi” possui diálogos em português e espanhol, com objetivo de estreitar os laços afetivos e comunicativos entre brasileiros e argentinos. A cooperação cultural entre os dois países reforça a cultura latina enraizada na cultura sul-americana, mas com olhar em sentimentos universais capaz de comunicar-se com pessoas de qualquer nacionalidade.

Cineramabc Filmes

A produção do curta-metragem é assinada pela Cineramabc Filmes com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC-BC/FCBC), através da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. A realização do curta-metragem contou com apoio do Hotel Camboriú e Hotel Blumenau, que serviram de cenário das gravações.

“Copi” é o terceiro curta-metragem do cineasta André Gevaerd como diretor. André é fundador da Cineramabc Filmes, produtora de conteúdo audiovisual sediada na cidade a mais de 12 anos. Além disso é empreendedor cultural e idealizou a Arthousebc, casa artístico-cultural inovadora que integra variadas áreas artísticas (Cinema, Música, Artes Cênicas, Dança, Literatura, Fotografia, Artes Visuais, etc). Em pouco tempo, o espaço tornou-se ponto de encontro de artistas, profissionais e empresários que tornaram a casa um centro de inovação, inclusão social e fomento cultural.

FAM 2020

A 24ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2020, que reúne o melhor da cinematografia brasileira e do Mercosul, será realizada em formato inédito esse ano por conta da pandemia. O Festival, com realização prevista de 24 a 30 de setembro será transmitido on-line para todo o continente.

Na Mostra Curtas Mercosul, foram selecionados 12 filmes de cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Peru. Duas produções de Santa Catarina, sendo uma coprodução com Argentina e oito produções internacionais com três coproduções.

Para apoiar a realização do FAM 2020 e garantir ingressos para assistir filmes inéditos do conforto e segurança da sua casa é preciso contribuir com a campanha na plataforma Benfeitoria que segue até o dia 21/08: https://benfeitoria.com/famdetodos

Trailer COPI: 

Sinopse COPI

Renê, 35 anos, é recepcionista de um hotel no período noturno e complementa sua renda fazendo bicos para pagar a pensão de seu filho de 6 anos. Copi, 41 anos, é uma artista amadora, argentina, travesti, que ganha a vida na noite de Balneário Camboriú. O caminho dos dois se cruza e uma improvável amizade nasce tão rapidamente quanto é interrompida.

Ficha Técnica

Título: Copi
Gênero: Drama
Duração: 18’
Idioma: Português / Espanhol
Produção: Brasil / Argentina
Filmagem: Brasil
Janela: 1.1:85
Formato: DCP 2K, Dolby Digital, Cor
Formato captação: 2K raw
Lançamento: 08/2020

Equipe

Direção e Roteiro: André Gevaerd
Assistente de Direção: Santiago Asef
Elenco: Renato Turnes, Mariana Genesio Peña, Néstor Guzzini, Luciano Estevão, Melize Zanoni, Junior Farias, Dino Galdi
Produção: André Gevaerd, Isabela Traple Neves e Ney Felipe Neves
Produção Executiva: Alceu Bett e Toni Denardin
Direção de Produção: Bruno Gehring
Direção de Fotografia: Máuri Nicolotti
Direção de Arte: Sabrina Haenisch
Ilustrações e Caligrafia: Karen Piovan
Figurino: Diego Suffredini de Freitas
Maquiagem: Kamila Padilha
Montagem: Manga Campion, Santi Asef e Matias Merino
Desenho de Som / Diseño de Sonido / Sound Design: Diego Dambrowski
Trilha Sonora Original: Jairo Adriano da Silva e Diego Dambrowski
Música / Música / Music: “Seguir viviendo sin tu amor”, de Luis Alberto Spinetta

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Rick & Renner agitam público na Praça da Paz durante festa do 62° aniversário de Itapema

A dupla concluiu a semana de festividades com grandes sucessos dos 38 anos de carreira

Cultura e Lazer, Eventos

FG Big Wheel homenageia o cartunista Ziraldo em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade

Roda Gigante projeta a imagem do famoso ‘Menino Maluquinho’ neste fim de semana

Cultura e Lazer

Victor e Léo cancelam show na Festa do Pinhão e atração surpresa é anunciada

Notícia pegou os fãs de surpresa e gerou uma rápida mobilização nas redes sociais

Cultura e Lazer

Cantora Simone Mendes se apresenta hoje no Festival do Mar em Bombinhas

Confira as atrações do evento, que vai até domingo (21)

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave