keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Crise climática eleva inflação de setembro em Santa Catarina

Aumento da energia e alimentos impacta índice de 0,40% no mês

design horizontal 2024 10 02T193800.493 Visor Notícias
Foto Ilustrativa

A crise climática afetou diretamente a inflação de setembro em Santa Catarina, que subiu 0,40%, conforme o Índice de Custo de Vida (ICV) da Udesc Esag. A principal causa foi o aumento de 7,22% na conta de energia elétrica, impulsionado pela mudança da bandeira tarifária de verde para vermelha patamar 1. A produção agrícola, impactada por incêndios e seca, também contribuiu para a alta nos preços, como o pó de café, que subiu 8,15%. As informações são da colunista Estela Benetti, do NSC.

Em Florianópolis, a inflação acumulada em 2023 já atinge 4,17%, aproximando-se da projeção nacional de 4,37% para o ano. O grupo de habitação foi o que mais puxou a alta em setembro, com 1,24%, seguido pelo grupo de alimentos, que subiu 0,65%. Alimentos como mamão (10,5%), costela suína (9,1%) e feijão preto (3,7%) tiveram aumentos expressivos. Por outro lado, produtos como cebola (-5,8%) e tomate (-4,3%) apresentaram queda de preços.

Além de habitação e alimentação, os grupos de saúde e cuidados pessoais (1,20%) e transportes (0,11%) também registraram alta. Já os grupos de vestuário (-1,20%), despesas pessoais (-0,11%) e educação (-0,47%) apresentaram retração. A Udesc apura mensalmente o índice de inflação seguindo os mesmos critérios do IBGE para o cálculo do IPCA oficial.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, anuncia Aneel

Custo extra será de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos; mudança ocorre após cinco meses de bandeira verde devido à redução das chuvas no país

Economia

Governador apresenta SC a gigantes japonesas e mira investimentos

Estado quer ampliar exportações e atrair investimentos em setores como agronegócio, infraestrutura, inovação e tecnologia

Economia

Santa Catarina lidera alta na demanda por crédito entre empresas

Com crescimento de 32,2% em fevereiro, SC se destaca no país, enquanto RS tem retração; MPEs impulsionam avanço nacional, segundo a Serasa Experian

Economia

Governo garante que descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos

Convênios com associações estão suspensos e nova regulamentação será criada

Economia

Santa Catarina se prepara para safra da tainha 2025

Pescadores esperam boa temporada e governo tenta derrubar no STF cota federal que limita captura artesanal da espécie no estado

Mais notícias

Eventos

Itapema encerra comemorações dos 63 anos neste fim de semana

Encontro dos Amigos e programação de Páscoa marcam o encerramento das festividades de aniversário da cidade, que completou 63 anos na segunda-feira (21)

Segurança

FOTOS: Polícia Civil realiza operação em fazenda para capturar foragido por feminicídio em SC

Foragido pode estar escondido com auxílio de terceiros e utilizando documentos falsos