keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Crescimento no consumo de orgânicos estimula pequenos produtores em SC

Preocupação com a alimentação saudável impulsiona setor que tem Santa Catarina como o quarto maior produtor do país

X
Foto: Aires Mariga/Epagri

A pandemia do novo coronavírus acelerou uma tendência que já vinha sendo percebida há algum tempo: a preocupação crescente dos brasileiros com a alimentação saudável e a origem dos produtos que chegam à mesa. Dados da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) mostram que o mercado brasileiro cresceu 30% em 2020 e movimentou aproximadamente R$ 5,8 bilhões. O aquecimento nas vendas gera impactos positivos no campo, principalmente entre pequenos produtores.

“Desde o início da pandemia até agora, vimos aumentar a procura por produtos orgânicos. Acreditamos que seja porque as pessoas começaram a se preocupar mais com a saúde e com o tipo de alimento que consomem”, diz Alan Bitencourt Generoso, produtor catarinense que mantém junto com o pai e um irmão uma empresa familiar de frutas orgânicas. Ele diz que a perspectiva de crescimento é tão boa que a família já está expandindo os negócios, com o início de um novo projeto, a produção de ovos orgânicos. A ideia é fornecer até 25 mil ovos por dia.

A produção familiar, nos moldes praticados pelos Generoso, tem demonstrado ser o mais apropriado para o desenvolvimento da agricultura orgânica e é predominante em Santa Catarina. O estado, que é o 4º maior produtor no país, tem atualmente 1.470 propriedades certificadas pela Epagri Ciram, o que é condição primordial para dar credibilidade aos produtores, trazer segurança aos consumidores e estabelecer uma padronização da produção dos alimentos orgânicos.

Outro produtor que viu a demanda crescer consideravelmente no último ano foi Dalcir Pillati. Ele diz que o aumento na produção chega a 30%. Em sua propriedade, o número de colaboradores precisou ser ampliado, chegando a praticamente dobrar em alguns meses.
“Houve um aumento na demanda por orgânicos e nos adequamos para dar conta. A equipe passou de 18 para 30 funcionários”.

O movimento chega também à outra ponta da cadeia de suprimentos, os supermercados. A rede Bistek, presente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, aumentou a visibilidade dos produtos saudáveis nas gôndolas e viu a demanda crescer 30% no primeiro semestre de 2021. Além do setor de legumes, frutas e verduras (LFV), os orgânicos estão nas prateleiras de biscoitos, cereais e até de bebidas.

O aquecimento do setor também fez a rede catarinense repensar sua feira de orgânicos. Anos atrás a iniciativa era ocasional. Agora, integra o calendário comercial, com oferta de descontos em toda a linha de orgânicos no último fim de semana de cada mês (de sexta a domingo). “A feira é mais um estímulo tanto para os produtores locais, que fornecem diretamente boa parte do que é vendido, quanto para os clientes que buscam por este tipo de consumo mais consciente e por uma alimentação mais saudável”, afirma Wagner Ghislandi, diretor de marketing.

Fonte: Visor Notícias

Economia

Safra catarinense de arroz se mantém estável em 2021, com produtividade superior no Sul de SC

SC permanece na segunda posição entre os estados produtores de arroz, contribuindo nesta safra com aproximadamente 11% da produção nacional.

Economia

Consumidores buscam preço e promoção nas compras do dia dos pais em SC

A procura por presentes deve movimentar as lojas principalmente na primeira semana de agosto: 51,7% dos consumidores devem comprar na semana, 21% na véspera e 3,4% no dia.

Economia

SCGÁS lança edital de projetos sociais voltado às comunidades lindeiras

O edital, realizado com recursos próprios do custeio da empresa, está disponível aqui e aceita propostas até 6 de agosto de 2021

Economia

Porto de Itajaí registra crescimento de 10% em cargas movimentadas no primeiro semestre de 2021

A movimentação em toneladas representou 3.141.965 contra 2.859.865 no mesmo período do ano anterior

Economia

Governador libera R$ 62 milhões para investimentos na cidade de Chapecó

Ele salienta que, assim como ocorre em Chapecó, os investimentos do Governo do Estado estão sendo feitos em todas as regiões catarinenses

Mais notícias

Mundo

Estados Unidos lançam ataques aéreos em apoio às forças afegãs

Talibã afirmou que ofensiva matou três dos seus combatentes

Segurança

Presos suspeitos de matarem homem com 17 tiros em Criciúma

A Polícia Civil realizou uma operação na manhã desta sexta-feira (23), em Criciúma, Sul do Estado, e prendeu suspeitos do primeiro homicídio do ano no município. Foi em ação da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC), […]