keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Creche com risco de desabamento e curto-circuito é interditada em SC

Agora, o prazo para que as crianças sejam realocadas em outro espaço é de 72 horas

X
Divulgação

Com risco de desabamento da laje e curto-circuito, uma escola do município de Braço do Norte, no Sul do Estado, será interditada a partir de segunda-feira (24). Uma liminar pede ainda reformas estruturais urgentes no Centro de Educação Infantil Iausara Uliano Sombrio.  Agora, o prazo para que as crianças sejam realocadas em outro espaço é de 72 horas. Nesta sexta-feira (21), a unidade pode funcionar com as áreas afetadas isoladas.

Conforme o texto, as correções devem acontecer no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil a ser revertida ao Fundo da Infância e Adolescência. O documento, segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), obriga a prefeitura de “executar as reformas necessárias para garantir a segurança de professores, servidores e crianças da unidade de ensino”.

A promotora de Justiça Fabiana Mara Silva Wagner defende que o cumprimento do termo de ajustamento de conduta vinha sendo requisitado “há tempo considerável”. “A infância tem que ser prioridade para o gestor público, o que não se tem verificado no Município de Braço do Norte. Deixar os Centros de Educação Infantis do Município em abandono ao ponto de causar perigo às crianças e funcionários é inaceitável”, enfatizou.

Durante o inquérito civil, o MPSC requisitou à Defesa Civil de Braço do Norte uma vistoria na unidade para verificar as irregularidades e tomar as medidas necessárias. Segundo o órgão, o laudo constatou que a infiltração poderia ocasionar o rompimento da laje caso medidas paliativas não fossem tomadas.

De acordo com o MPSC, nos últimos anos, diversos termos de ajustamento de conduta foram firmados com o município para solucionar problemas e implementar melhorias em unidades de educação infantil e escolas municipais. Entre eles, 19 acordos tiveram que ser executados por meio de ação judicial, pois o município não teria cumprido as medidas acordadas.

Posição da prefeitura

Conforme publicado pelo ND+, a prefeitura informou que as manutenções no CEI Isaura Uliano Sombrio, com laudo elaborado pelo próprio município, começam na próxima segunda-feira. Outras informações, contudo, serão divulgadas em nota oficial.

Fonte: Com informações do ND+

Geral

Família de Brusque se muda para a Espanha em busca de tratamento de imunoterapia para salvar filha pequena

Aos 4 anos de idade, Helena foi diagnosticada com câncer em estágio grave

Geral

Fotos de suposto lobisomem morto em SC assustam moradores

Circula nas redes sociais imagens de um disposto lobisomem – figura do folclore popular – que foi “morto” em Palhoça, na Grande Florianópolis. As fotos viralizaram nesta terça-feira (15). Na verdade, a imagem mostra uma […]

Geral

Rio Camboriú segue com nível acima da média na primeira quinzena de junho

Mesmo com as boas condições do rio nos últimos meses, a Emasa ressalta a importância do uso consciente da água, evitando o desperdício, beneficiando o meio ambiente e o bolso do consumidor

Geral

Itajaí chega aos 161 anos como referência nos indicadores econômicos e sociais

Em 2021, foram 4.518 novas vagas formais na cidade, segundo dados do Ministério da Economia nos meses de janeiro a abril.

Geral

Saiba quais são os municípios com vagas de emprego abertas em Santa Catarina

Todas as vagas são para contratações efetivas, os pré-requisitos e a carga horária variam de acordo com o cargo. As remunerações são a partir de um salário mínimo.

Mais notícias

Economia

Programa Terra Boa distribui 200 mil sacas de sementes de milho

Com o Terra Boa, o agricultor recebe até cinco sacos de semente e devolve em sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita.

Geral

Família de Brusque se muda para a Espanha em busca de tratamento de imunoterapia para salvar filha pequena

Aos 4 anos de idade, Helena foi diagnosticada com câncer em estágio grave