keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Covid-19: Hospital de SC emite comunicado sobre situação de colapso total

Pacientes em estado grave estão sendo atendidos em poltronas e ambientes improvisados

X
Foto: Divulgação/Hospital São Paulo

Nesta terça-feira (2), um comunicado sobre a situação de colapso total, por conta da falta de espaços para novos pacientes, foi divulgado pelo Hospital Regional São Paulo, referência na cidade de Xanxerê, no Oeste do Estado. A nota ainda diz, “vamos começar a perder vidas de muitos pacientes”.

O comunicado, divulgado nas redes sociais do hospital, explica que 100% dos espaços estão lotados. Todas as UTIs, ala de emergência, internação e até mesmo corredores. Somente na área de emergência, 35 pacientes estão internados, sendo que 20 já estão intubados e aguardam um leito de UTI Covid-19.

“Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Não iremos viver uma catástrofe, já estamos nela. É o caos. É o limite. Do jeito que está, as equipes estão fazendo o que é possível, dentro do alcance e do que está disponível. Alcançamos o máximo das nossas possibilidades. Vamos começar a perder vidas de muitos pacientes. A comunidade precisa estar preparada. E não vai ser por falha de atendimento, vai ser por falta de acesso ao serviço de saúde que está lotado”, diz o texto.

O hospital diz que se desdobrou para atender a demanda crescente, mas não foi o suficiente. Agora, segundo o comunicado, existem pacientes em estado grave sendo atendidos em poltronas e ambientes improvisados. Em breve, diz o texto, pacientes terão que esperar do lado de fora:

“Estamos em um momento tão crítico, que será melhor para o paciente ficar aguardando atendimento dentro de uma ambulância do que dentro dos espaços da unidade hospitalar, o paciente terá mais suporte e recursos dentro da ambulância. Seria uma imprudência retirar o paciente do suporte que está recebendo na ambulância, com o aporte dos equipamentos de uma UTI Móvel e dos profissionais para atender esse paciente, do que receber ele no hospital”.

Ainda segundo o comunicado do Hospital Regional São Paulo, “os profissionais estão esgotados” e há também falta de insumos e equipamentos, mesmo com os repasses recentes de medicamentos, materiais e respiradores feitos pelo governo do Estado e também pelo Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação/ Hospital São Paulo

Oito pessoas já morreram na espera por leitos

Conforme a prefeitura de Xanxerê, o colapso na saúde já causou a morte de pelo menos oito pacientes com Covid-19 que morreram na espera por um leito de UTI na cidade. A última morte ocorreu no início da tarde desta terça, e a vítima era uma mulher de 39 anos que não tinha comorbidades. Ela estava internada na emergência do hospital, esperando por uma vaga de UTI.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta quatro regiões em estado grave e 12 em nível gravíssimo

No último boletim, divulgado em 03 de abril, apenas a região de Xanxerê encontrava-se no nível grave, as demais estavam em estado gravíssimo

Coronavírus

São José amplia vacinação para 66 anos nesta sexta e 65 anos no sábado

Também será oferecida a segunda dose para os idosos acima de 75 anos que fizeram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan.

Coronavírus

Nova remessa com quase 145 mil doses da vacina contra a COVID-19 chega em SC nesta quinta-feira

Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de 1.472.740 doses recebidas. Estado distribui 234.750 doses para todos os 295 municípios

Coronavírus

Professoras da rede municipal de ensino morrem no mesmo dia com Covid-19 em SC

Vítimas tinham 41 e 57 anos e tiveram complicações causadas pelo coronavírus

Mais notícias

Geral

Preparem os casacos! Frio intenso é previsto para os próximos 15 dias em SC

Termômetros poderão registrar mínimas de até 3°C nas áreas mais altas do Estado