keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Covid-19: Hospital de SC emite comunicado sobre situação de colapso total

Pacientes em estado grave estão sendo atendidos em poltronas e ambientes improvisados

hospital regional sao paulo hrsp Visor Notícias
Foto: Divulgação/Hospital São Paulo

Nesta terça-feira (2), um comunicado sobre a situação de colapso total, por conta da falta de espaços para novos pacientes, foi divulgado pelo Hospital Regional São Paulo, referência na cidade de Xanxerê, no Oeste do Estado. A nota ainda diz, “vamos começar a perder vidas de muitos pacientes”.

O comunicado, divulgado nas redes sociais do hospital, explica que 100% dos espaços estão lotados. Todas as UTIs, ala de emergência, internação e até mesmo corredores. Somente na área de emergência, 35 pacientes estão internados, sendo que 20 já estão intubados e aguardam um leito de UTI Covid-19.

“Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Não iremos viver uma catástrofe, já estamos nela. É o caos. É o limite. Do jeito que está, as equipes estão fazendo o que é possível, dentro do alcance e do que está disponível. Alcançamos o máximo das nossas possibilidades. Vamos começar a perder vidas de muitos pacientes. A comunidade precisa estar preparada. E não vai ser por falha de atendimento, vai ser por falta de acesso ao serviço de saúde que está lotado”, diz o texto.

O hospital diz que se desdobrou para atender a demanda crescente, mas não foi o suficiente. Agora, segundo o comunicado, existem pacientes em estado grave sendo atendidos em poltronas e ambientes improvisados. Em breve, diz o texto, pacientes terão que esperar do lado de fora:

“Estamos em um momento tão crítico, que será melhor para o paciente ficar aguardando atendimento dentro de uma ambulância do que dentro dos espaços da unidade hospitalar, o paciente terá mais suporte e recursos dentro da ambulância. Seria uma imprudência retirar o paciente do suporte que está recebendo na ambulância, com o aporte dos equipamentos de uma UTI Móvel e dos profissionais para atender esse paciente, do que receber ele no hospital”.

Ainda segundo o comunicado do Hospital Regional São Paulo, “os profissionais estão esgotados” e há também falta de insumos e equipamentos, mesmo com os repasses recentes de medicamentos, materiais e respiradores feitos pelo governo do Estado e também pelo Ministério da Saúde.

hopital sao paulo Visor Notícias
Foto: Divulgação/ Hospital São Paulo

Oito pessoas já morreram na espera por leitos

Conforme a prefeitura de Xanxerê, o colapso na saúde já causou a morte de pelo menos oito pacientes com Covid-19 que morreram na espera por um leito de UTI na cidade. A última morte ocorreu no início da tarde desta terça, e a vítima era uma mulher de 39 anos que não tinha comorbidades. Ela estava internada na emergência do hospital, esperando por uma vaga de UTI.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Economia

Rendimento com aluguel em SC cresceu 16,5% em 2023

Pesquisa do IBGE mostra crescimento do rendimento após 2 anos seguidos de queda