keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Corrida eleitoral 2022: SC tem 10 candidatos ao Governo do Estado e 11 ao Senado

Começa oficialmente a campanha 2022

14112020 eleicoes 2020 distribuicao das urnas eletronicas rio de janeiro1638 Visor Notícias
Fernando Frazão/Agência Brasil)

No dia 2 de outubro, mais de 156,4 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes no âmbito do Executivo e do Legislativo. No total, buscam a preferência do eleitor, 12 candidatos à presidência da República, 223 a governos estaduais, 234 ao Senado, 10.275 à Câmara Federal e 16.240 às Assembleias Legislativas estaduais, além de 591 nomes que concorrem ao legislativo do Distrito Federal. Todos esses registros de candidaturas ainda vão passar pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 
Santa Catarina
Em Santa Catarina, perto de 5,5 milhões de pessoas estão aptas a votar. No cardápio eleitoral, são 10 candidatos ao governo estadual e 11 ao Senado. 303 nomes disputam as 16 cadeiras à Câmara Federal e 601 aos 40 assentos na Assembleia Legislativa. Nada menos do que 28 partidos políticos estão no jogo. Muitos em voo solo e, outros, unidos em Federações para não serem barrados pelas novas regras de coeficiente eleitoral, que extinguiram as coligações partidárias na eleição ao Legislativo. Federações – Durante os próximos quatro anos, os partidos que se uniram em Federações deverão estar juntos e coesos nas votações de matérias legislativas. São os casos do PSDB/Cidadania; PT/PCdoB/PV e do PSOL/Rede. Na disputa ao Executivo, não há restrições para coligações.

Senado – Em geral, as candidaturas ao Senado são atreladas às disputas majoritárias, com alianças mais amplas. No pleito deste ano, estão nessa condição: Celso Maldaner (MDB), que está na chapa do atual governador Moisés; Dário Berger (PSB), ligado à chapa do petista Décio Lima; Kannedy Nunes (PTB), da mesma coligação de Esperidião Amin; Jorge Seif, que tem apoio de Bolsonaro, na chapa com Jorginho Mello, e Raimundo Colombo (PSD), que tem palanque na coligação de Gean Loureiro. No entanto, o eleitor pode fazer sua escolha à revelia das coligações. Também concorrem ao Senado: Afrânio Boppré (PSOL); Caroline Sant Anna (PCO); Chris Stuart (PSC); Gilmar Salgado (PSTU); Hilda Deola (PDT) e Luiz Barboza (Novo).

Câmara Federal – Dos 28 partidos que pleiteiam vaga na Câmara Federal, apenas dez deles tem representação na Casa, na atual legislatura. Considerando os nomes em exercício hoje, o ranking partidário é o seguinte: PL , MDB e PSD têm três deputados federais cada. União Brasil, Novo, PT, Podemos, PP, PSDB e Cidadania têm um parlamentar cada.

Assembleia Legislativa – Os 601 candidatos estão distribuídos em 27 partidos, sendo que, alguns deles, apostaram numa ampla lista de nomes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Mais notícias

Saúde

SC enfrenta baixa adesão na vacinação contra gripe

Apenas 20,7% das doses disponíveis foram aplicadas desde o início da campanha em 18 de março

Segurança

Criança é perfurada com agulha potencialmente contaminada com sífilis na PA de Barra Velha

A menina de oito anos aguardava a mãe fazer raio-x quando o acidente ocorreu; agora deverá tratamento de 28 dias, e acompanhamento de seis meses