keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Corpo de montanhista desaparecido é resgatado cinco dias após ser encontrado morto no Pico do Jurapê

A operação de resgate durou cerca de sete horas

WhatsApp Image 2024 11 19 at 10.24.51 Visor Notícias
Foto: SECOM | Divulgação

O corpo de Bruno Rogério Corrêa, de 29 anos, que morreu durante uma tentativa de subir o Pico do Jurapê, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi resgatado na tarde desta segunda-feira (18). Bruno havia desaparecido em 7 de novembro e foi encontrado morto na quarta-feira (13).

A ação envolveu uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), Grupamento de Resgate em Montanha (GRM) e Alpha 7 Adventure, em uma operação que durou cerca de sete horas.

O resgate foi desafiador devido ao terreno acidentado e exigiu técnicas de salvamento em altura. Seis profissionais especializados desceram por rapel até o ponto onde o corpo foi localizado. A operação contou com condições climáticas favoráveis, que possibilitaram o sucesso da missão. “Cumprimos nossa missão com muito orgulho”, declarou o tenente Jonas Pires da Silveira, comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar em Itapoá.

A equipe chegou ao cume da montanha com o apoio de uma aeronave e desceu cerca de 200 metros até o local onde a vítima estava. Ao longo do percurso, foram feitas novas ancoragens para garantir a segurança. O corpo foi transportado para uma área que permitisse a aproximação do helicóptero. A família da vítima acompanhou todo o processo. Os resgatistas, agora, trabalham para recolher os equipamentos utilizados durante a operação.

WhatsApp Image 2024 11 19 at 10.24.28 Visor Notícias
Foto: SECOM | Divulgação

Ordem cronológica dos fatos

A vítima saiu de Itajaí no dia 7 de novembro em direção a Joinville, com o objetivo de alcançar o cume do Morro do Jurapê. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegar à cidade, o pneu de sua bicicleta teria furado. Sem conseguir consertá-la, ele decidiu abandonar a bike e seguiu a pé pela área urbana, em direção ao morro.

Ele fez o primeiro contato com um familiar, informando que havia chegado ao cume da montanha, mas estava perdido e não conseguia encontrar o caminho de volta. Após essa comunicação, ele entrou em contato com os Bombeiros Voluntários de Joinville e com o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM).

Um membro do Grupamento de Resgate de Montanha (GRM) conseguiu contato telefônico com o homem, que relatou estar machucado após uma queda e com dificuldades para localizar a trilha de retorno. Com a bateria do celular quase acabando, a vítima foi orientada a permanecer no local e desligar o aparelho, enviando sua localização fixa via WhatsApp. Pouco depois, ao tentar novo contato, o celular dele já estava sem bateria. As equipes do GRM seguiram até o ponto indicado, mas não o localizaram.

WhatsApp Image 2024 11 19 at 10.24.34 Visor Notícias
Foto: SECOM | Divulgação

No dia 11 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado para apoiar as buscas pelo montanhista desaparecido. Dois binômios, formados por bombeiros e cães de busca, foram enviados para atuar na região. Durante as operações, os bombeiros enfrentaram desafios como encostas íngremes, com quedas de cerca de 600 metros, o que dificultou os trabalhos. A atuação dos cães permitiu descartar uma grande área da montanha, concentrando os esforços de busca no lado oposto ao cume.

Operadores de drones com câmeras térmicas também foram mobilizados para ajudar a localizar sinais da vítima na região.

No dia 13 de novembro, a equipe do helicóptero da Polícia Militar avistou, em uma fenda, a mochila e a barraca da vítima. Cerca de 36 metros abaixo desse ponto, o corpo foi localizado.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Padrasto é denunciado por estupro de criança de 11 anos em Palhoça

Menina relatou os abusos à equipe médica da UPA, revelando ameaças e um último episódio há três meses

Segurança

Homem é flagrado pegando “carona” em caminhão betoneira em Porto Belo

Registro feito em Porto Belo mostra homem pendurado na traseira de caminhão betoneira; veja vídeo

Segurança

Homem fica ferido em batida entre moto e caminhonete na BR-280 em SC

Acidente aconteceu por volta das 19h desta quinta-feira (17)

Segurança

Balneário Camboriú realiza nova etapa da operação BC+Segura

Ação no Bairro dos Municípios teve barreiras de trânsito, fiscalizações e abordagens sociais

Segurança

Trabalhador morre e outro fica gravemente ferido em queda de andaime na BR-470 em SC

Pilastra caiu sobre trabalhadores e os lançou de mais de 6 metros de altura, segundo os bombeiros

Mais notícias

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 18/04/2025

Esta sexta-feira chegará trazendo uma mistura de emoções e novidades. As movimentações astrológicas abrirão espaço para ajustes internos e externos, especialmente nos temas ligados à rotina, às relações e ao bem-estar. Alguns signos sentirão vontade […]

alimentação, Culinária, Edicase, Tradicional

9 receitas saudáveis com peixe para aumentar a massa muscular

Entre os alimentos para ganhar massa muscular, os grãos e as proteínas, como a carne e o frango, são destaques. No entanto, pouco se fala dos benefícios proporcionados pelos peixes, que também são excelentes para […]