keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Coronavírus: Lacen e rede de cooperação ultrapassam 110 mil exames realizados

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), em Florianópolis, atingiu a marca de 111 mil exames de RT-PCR para detecção da Covid-19, realizados pelo SUS, nesta segunda quinzena de agosto.

Para a conquista do expressivo número, foi realizada uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia e com o Hemosc. O Lacen recebe em média duas mil amostras por dia para a realização de exames.

A capacidade de testagem do Lacen de Florianópolis também aumentou nesta semana com o início do uso de um equipamento para a extração do RNA viral na amostra de nasofaringe. Essa é uma das etapas do processo para detecção da Covid-19 considerada determinante para o diagnóstico. O equipamento foi fornecido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio Manguinhos), unidade da Fundação Oswaldo Cruz.

O tempo de liberação dos resultados dos exames de RT-PCR voltou ao prazo médio de três dias, sendo que os casos prioritários são liberados de forma mais rápida. No boletim desta terça-feira, 18, 1,8 mil exames aguardavam pelo resultado.

“Somente nos primeiros 10 dias do mês de agosto foram feitos 17 mil exames. Essa agilidade é devido ao esforço de toda equipe de colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos profissionais voluntários que trabalham desde março”, explica Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, diretora do Lacen.

Brasil

Vídeo: Meteoro de grande magnitude explode no céu do Rio Grande do Sul

Por volta das 1h09min, o observatório registrou a explosão do corpo celeste sobre a região de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha

Brasil

Pesquisa mostra que 84% dos brasileiros consideram energia muito cara

Apenas 17% dariam preferência à produção de energia de fontes renováveis.

Brasil

Descoberto grupo do facebook onde funcionários de funerárias publicam sexo com cadáveres

Os casos vêm sendo investigados tanto pelo Ministério Público quanto pela Polícia Federal

Brasil

Recém-nascida morre engasgada depois de amamentação

O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou a criança à Santa Casa Álvares Machado, onde foi constatada a morte por parada respiratória

Brasil

Poderosa onda de calor deve fazer temperatura subir aos 42ºC em Santa Catarina

A onda de calor pode ter quebra de recorde entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro

Mais notícias