keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Conta de luz tem aumento médio de 13,86% em Santa Catarina

A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, anunciou um reajuste tarifário anual da Celesc, nesta segunda-feira, 13/08. O efeito tarifário médio será de 13,86% e entrará em vigor a partir do próximo dia 22 de […]

A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, anunciou um reajuste tarifário anual da Celesc, nesta segunda-feira, 13/08. O efeito tarifário médio será de 13,86% e entrará em vigor a partir do próximo dia 22 de agosto.

O que mais influenciou no cálculo do reajuste foram os custos com encargos setoriais, que sofreram variação de 21,44% entre agosto de 2017 e julho de 2018, além disso, o custo com a compra de energia sofreu variação de 11,06% no mesmo período. Esses valores representam 4,77% e 5,08% na composição do efeito médio de 13,86%.

Os valores referentes ao custeio de serviço e distribuição equivalem a 13,6% do total da nova tarifa. São a ampliação, operação e manutenção do sistema elétrico, além das despesas operacionais da empresa, esses trabalhos variaram 1,86% e contribuem para 0,37% do efeito médio do reajuste.

Para os consumidores residenciais atendidos em Baixa Tensão, o chamado Grupo B, que representa 78% dos consumidores da Empresa, o efeito médio a ser percebido do Reajuste será de 13,15%.

Para os consumidores atendidos em Alta Tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte como Shopping Centers, o chamado Grupo A, o efeito médio será de 15,05%.

Resultado da Revisão Tarifário Periódica:

Efeito Médio- Grupo A- Alta Tensão: 15,5%

Efeito Médio- Grupo B- Baixa Tensão: 13,15%

Efeito Médio para consumidor (A + B): 13,86%

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Equipamentos operacionais permanecerão no Porto de Itajaí durante processo de desestatização

Garantia foi dada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, durante reunião em Brasília

Geral

Menina de BC luta contra o tempo e precisa de R$100 mil para cirurgia

CONTRIBUA CLICANDO AQUI Uma menina de 11 anos, moradora de Balneário Camboriú, precisa de ajuda para arrecadar R$100 mil e poder levar uma vida normal. Geovana luta contra uma escoliose agressiva e dolorosa. O desvio […]

Geral

Atropelado em rally de velocidade, espectador será indenizado após amputação da perna

A recente decisão é do juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Itajaí, na região do Vale do Itajaí

Geral

Escola de cães-guias de BC precisa de famílias socializadoras e doações

Instituto Hellen Keller completou 22 anos de atuação em Balneário Camboriú e já formou inúmeros cães-guias

Geral

Morre aos 108 anos o policial mais velho de Santa Catarina

Natural da cidade de Florianópolis, Osvaldo começou a trabalhar em 1944 e foi para a reserva em 1967

Mais notícias

Segurança

Homem é preso furtando caminhão em Porto Belo

Prisão ocorreu às margens da BR-101

Geral

Equipamentos operacionais permanecerão no Porto de Itajaí durante processo de desestatização

Garantia foi dada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, durante reunião em Brasília