keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Consumo de gás natural em SC cresce 7,6% em maio e bate recorde histórico

Os principais setores em crescimento foram o residencial, com 30% de aumento, o industrial, com +4,5%, e o Gás Natural Veicular (GNV), com +1,4%

X
Divulgação

Em maio, o consumo de gás natural em Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6%, segundo dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) divulgados nesta sexta-feira (11). O volume total consumido no mês passou de 64,9 milhões de m³ em abril para 69,9 milhões de m³ em maio. Este foi o maior valor já registrado no Estado. 

Os principais setores em crescimento foram o residencial, com 30% de aumento, o industrial, com +4,5%, e o Gás Natural Veicular (GNV), com +1,4%. Além disso, o pico de vendas da Companhia ocorreu no dia 6 de maio, quando foram comercializados 2.451.657 m³ de gás natural, o maior volume para um único dia. 

Para o presidente da SCGÁS, Willian Lehmkuhl, o gás natural é essencial para o desempenho da economia catarinense. “Desde o início do ano estamos registrando recordes no consumo, com recuperação em todos os setores pós crise causada pela pandemia. As 321 indústrias que atendemos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial catarinense, o que significa que o crescimento no consumo desse setor está diretamente ligado à recuperação da economia em 2021”, disse.

Insumo extra

Com consumo em alta, a SCGÁS negocia novos contratos de fornecimento do insumo. Nesta semana mais uma etapa foi concluída, em um processo que tem parceria com outras quatro distribuidoras de gás natural do Centro-Sul do país. Foram selecionados 11 fornecedores, entre eles a Shell e a Petrobras, com mais de 100 propostas comerciais.

A próxima etapa da contratação acontece a partir de julho. O objetivo é que, ao longo do segundo semestre, as distribuidoras celebrem novos contratos de suprimento com início das operações em 2022. Em Santa Catarina, a SCGÁS deve substituir gradualmente o atual contrato, assinado somente com a Petrobras.

REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS

Fonte: Visor Notícias

Economia

Pequenos negócios respondem por 72% dos empregos gerados no país

Apenas em junho de 2021, as micro e pequenas empresas (MPE) apresentaram 871.197 admissões contra 654.801 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 216.396 empregos gerados.

Economia

Seis em cada dez consumidores sofreram algum tipo de fraude financeira no último ano, aponta pesquisa

De acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados se consideram uma pessoa mais preparada para evitar esse tipo de crime após ter sofrido uma fraude e 91% adotaram algum tipo de medida para evitar novas fraudes

Economia

Confiança do empresário cresce em julho, mas consumo ainda é tímido em SC

A Confiança do Empresário do Comércio atingiu 124,8 pontos, o índice mais alto desde o início da pandemia.

Economia

Santa Catarina terá ampliação de suprimento de Gás Natural

Após conclusão da Chamada Pública da SCGÁS, suprimento adicional destinado à Região Sul do Estado será fornecido pelo modal GNL a partir de março de 2022

Economia

Governo de SC aumenta parâmetro do ICMS para gasolina em 7%

Os valores são um preço médio considerado pela Fazenda para estabelecer a cobrança do ICMS

Mais notícias

Coronavírus

Jovem que dizia estar ‘muito ocupada para tomar a vacina’, morre de Covid-19

Ela deixa um filho de 2 anos, que tem autismo, e duas meninas, de 4 e 7 anos

Segurança

Funcionário é achado morto e patrão pendurado na árvore em piquete de gado em SC

Patrão foi resgatado com vida; ele estava todo ensanguentado