keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício

A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é potável. Praticar o consumo consciente não significa deixar de usar o recurso, mas repensar as formas de uso. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas para lavar calçadas são algumas atitudes que podem ser tomadas para um consumo consciente. Outra atitude importante, segundo orientação da Águas de Penha, é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome. 

Confira algumas dicas da Águas de Penha:

1) Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

2) Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo. Enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

3) Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, estas duchas são inimigas do consumo consciente. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta, em média, 300 litros de água. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

4) Se tiver piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. Elas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação.

5) Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

6) Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

Utilidade Pública

Geofonamento ajuda a evitar perdas de água em Penha

Serviço de geofonamento auxilia na identificação de vazamentos não visívei

Utilidade Pública

Concessionária de Bombinhas usa geofonamento para evitar perdas de água

Serviço de geofonamento auxilia na identificação de vazamentos não visíveis

Utilidade Pública

Geofonamento ajuda a evitar perdas de água em Camboriú

Serviço de geofonamento auxilia na identificação de vazamentos

Utilidade Pública

Unimed Litoral tem 17 vagas para contratação imediata

Maior empresa de saúde da região da Amfri, a Unimed não oferece empregos e sim uma carreira para profissionais interessados em participar da sua expansão

Utilidade Pública

Aplicativo da Águas de Penha facilita o atendimento para moradores

App auxilia na solicitação de religação de água e acesso à 2ª via da fatura

Mais notícias