keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício

Confira algumas dicas da Águas de Penha

A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é potável. Praticar o consumo consciente não significa deixar de usar o recurso, mas repensar as formas de uso. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas para lavar calçadas são algumas atitudes que podem ser tomadas para um consumo consciente. Outra atitude importante, segundo orientação da Águas de Penha, é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome. 

Confira algumas dicas da Águas de Penha:

1) Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

2) Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo. Enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

3) Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, estas duchas são inimigas do consumo consciente. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta, em média, 300 litros de água. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

4) Se tiver piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. Elas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação.

5) Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

6) Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Utilidade Pública

Iniciado o prazo para renovação do alvará temporário em Itapema

A renovação teve início no dia 1º de abril e se estenderá até 30 de junho

Utilidade Pública

Nova fragata da Marinha é construída em Itajaí

O Programa de Construção das Fragatas Classe Tamandaré, visa modernizar a frota da Marinha Brasileira com quatro novos navios de guerra

Utilidade Pública

Saiba por que pedras de boi podem valer milhões

As pedras formam-se na vesícula biliar dos bovinos devido ao acúmulo de sais biliares e cálcio

Mais notícias

Trânsito

Carro de luxo envolvido em acidente com morte em SP estava a mais de 150 km/h

Resultado é de uma perícia encomendada pelo Ministério Público